(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Musicista de Chapadão do Sul recebe “Medalha do Mérito Cultural” da deputada Mara Caseiro

A coordenadora de projetos culturais da prefeitura de Chapadão do Sul, Janaina Martins Apis, recebeu na noite dessa terça-feira (20) a “Medalha de Mérito Cultural Maria da Glória Sá Rosa” por indicação da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB).

Formada e pós-graduada em Música, ela é regente, arranjadora, e atua há mais de 30 anos no ensino musical, do canto, piano, teclado, violão e violino, formação de bandas e gestão de projetos culturais

“É uma pessoa que orgulha não só o seu município,  mas todo o Estado de Mato Grosso do Sul, pela sua capacidade, envolvimento e dedicação com as questões culturais”, afirmou Mara Caseiro.

Ao todo, a Assembleia Legislativa homenageou 26 profissionais de diferentes áreas e entidades que contribuíram para a valorização da cultura no Estado.

Durante seu discurso em nome de todos os homenageados, Américo Calheiros destacou que a escolha de Professora Glorinha foi acertada pelo simbolismo que seu nome traz para esse universo.

“Ela doou todos os dias de sua vida a essa missão de brotar o prazer e a verdade que a cultura traz. Conseguiu, com sensibilidade, determinação e inteligência fazer isso acontecer de uma maneira bastante interessante”, disse.

A sessão ainda contou com a apresentação musical de Lenilde Ramos e Fábio Kaida e a exibição de um documentário produzido pela equipe da TV Assembleia sobre a obra de Professora Glorinha com trechos autobiográfios musicados e depoimentos de ex-alunos, parceiros de trabalho e familiares.

MARIA DA GLÓRIA

Nascida em Moçambique em 1927, Maria da Glória Sá Rosa lecionou na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) por 26 anos. Seu trabalho se destacou pela liderança da Aliança Francesa em Campo Grande, e com a direção do Projeto Prata da Casa, responsável pela organização de diversos espetáculos musicais e lançamentos de discos na Capital.

Leia  Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal

Também atuou como Presidente do Conselho Estadual de Cultura e foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Associação Brasileira de Críticos de Arte, além de ter sido Secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diretora Executiva da Fundação de Cultura, Superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes e Presidente da Fundação de Cultura.