(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
IMG_6245

Murtinhenses festejam 79 anos da 2ª Cia Fron e exalta a bravura dos Guerreiros do Pantanal

Porto Murtinho (MS) – Com a presença do prefeito de Porto Murtinho, Derlei Delevatti (PSDB), do Presidente do Legislativo murtinhense vereador Rodrigo froés Acosta (PSD), dezenas de autoridades e convidados, o Exército comemorou na manhã desta quinta-feira, 12, o 79° aniversário da 2ª Companhia de Fronteira, conhecida como Sentinela do Pantanal. O comandante da unidade, o capitão de Infantaria Édyno Marques Alves Branco, dirigiu a cerimônia militar e destacou o perfeito entrosamento com as autoridades e a população de toda a região. A solenidade militar aconteceu no pátio Soldado Simeão Fernandes.

Durante a formatura, o sargento da reserva Mongeló recebeu das mãos do comandante Alves Branco a comenda de Amigos da 2ª Cia Fron por relevante serviço prestado a unidade mesmo já na reserva. O Sargento Mongeló participa e treina a Banda Musical da companhia sem remuneração extra, e, quando tem solenidade ele veste a farda e desfila com o grupo musical.

O ponto alto da cerimônia foi marcado pelo desfile dos militares da reserva em continência ao comandante e autoridades presentes no palanque nas dependências do Pátio Soldado Simeão Fernandes.

Em seu discurso, o comandante ressaltou a importância da integração entre as Forças Armadas e a população, elogiou a bravura e a qualidade da tropa e exaltou a paz entre os povos fronteiriços.

A cerimônia foi marcado de emoção quando os militares da reserva desfilaram ao som do Hino da 2ª Cia Fron, que foram ovacionados pelos presentes naquele ato de comemoração da instalação dessa gloriosa e prestigiosa unidade do exercito brasileiro fincado em terras pantaneiras.IMG_6274

BRAVURA

Uma das mais antigas corporações das Forças Armadas em Mato Grosso do Sul, a 2ª Cia Fron tem cerca de 300 homens dois destacamentos (Barranco Branco e Ingazeira). É uma das mais antigas corporações militares brasileiras, com início em 1850, quando 31 praças ocuparam o Fecho dos Morros para construir um destacamento, atacado em seguida por forças paraguaias, no início do conflito binacional. Só em 1912, quando Porto Murtinho já era uma vila, foi instalada a Bateria de Artilharia de Fronteira, destacada de Forte de Coimbra. A 2ª Cia Fron foi criada em 13 de janeiro de 1938 pelo presidente general Eurico Gaspar Dutra. Em sua rica história de feitos militares, uma das mais emblemáticas foi protagonizada pelo soldado quebrachense Simião Fernandes durante a II Guerra Mundial. Em outubro de 1944, para salvar 48 companheiros ele não hesitou em enfrentar uma patrulha alemã. Mesmo em desvantagem, conseguiu seu intento, salvou os companheiros, mas morreu em combate.

Leia  Paulo Corrêa manifesta solidariedade à prefeita e vereadora vítimas de violência política em MS

O prefeito Derlei Delevatti garantiu que em sua gestão a parceria com as Forças Armadas será fortalecida e ampliada, inclusive com ações de iniciativa da Prefeitura e programas previstos pelo governo federal. “O Exército e a Marinha estão arraigados na nossa história, no dia-a-dia do nosso povo, na nossa economia e, sobretudo, na conjuntura de nossas demandas sociais e inclusivas”, frisou Delevatti. desejou boa-sorte ao comandante Alves Branco, que assumiu no inicio de dezembro de 2016, em sua nova missão e salientou que a “Sentinela do Pantanal” é um orgulho dos murtinhenses e de todo povo brasileiro.

IMG_6184 IMG_6266

Reportagem: Toninho Ruiz