(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Municípios precisam aderir a Sistema Nacional para criar coordenadorias de Igualdade Racial Campo Grande (MS) – Os municípios de Mato Grosso do Sul que têm a intenção de aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) precisam enviar a documentação necessária para a Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Subpirc), pasta ligada à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Vinte e sete municípios têm até o dia 10 de julho para formalizarem a adesão, pois já haviam sinalizado o interesse anteriormente. Em 2014 mais de R$ 30 milhões voltaram para o caixa da União devido à falta de projetos adequados ao Sinapir. A documentação completa pode ser conferida clicando aqui.

De acordo com o subsecretário da pasta, Carlos Versoza (foto), a adesão ao Sinapir irá representar um ganho real para a efetivação da política de igualdade racial, possibilitando, por exemplo, a implantação de coordenadorias nos municípios, a realização de cursos de capacitação em comunidades quilombolas, disponibilização de equipamentos de escritório e até a capacitação de técnicos.

Na tarde da terça-feira (23), a Subpirc reuniu prefeitos e representantes desses municípios, na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), para reforçar a importância de adesão ao sistema, como seus benefícios e possibilidades de atendimento que serão geradas aos que integrarem o Sinapir.

Para a assistente social e representante da cidade de Caracol, Rosa Izabel Ajala, a adesão é uma oportunidade muito boa para que os municípios desenvolvam a política da igualdade. “Vamos sentar com o prefeito de nossa cidade e repassar todos os pontos apresentados para que de maneira efetiva consigamos implantar essa coordenadoria em nossa cidade. É uma forma a mais de movimentarmos e oportunizarmos desenvolvimento para todos”, disse.

Serviço 

Mais informações sobre a adesão ao Sinapir podem ser obtidas na Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Subpirc),  pelo telefone (67) 3318-4195 / 3318-4197.

Texto e foto: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)