(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
O deputado Junior Mochi (PMDB) destacou, nesta quinta-feira (11/6), a necessidade de fortalecimento e união das Assembleias Legislativas durante a 19ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo.
 
“Precisamos reforçar a harmonia entre os Poderes ressaltando a independência do Legislativo. A Assembleia deve continuar atuando como um Poder que representa e congrega a sociedade. Mais unidos, os Legislativos terão atuação coesa e uniforme para a tomada de decisões que influenciem e melhorem a vida de todos”, disse Mochi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
 
Um dos objetivos da Conferência é envolver os parlamentos estaduais em temas de interesse nacional, para que se identifiquem com as inovações e soluções adotadas fora de seus Estados, visando ampliar a área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais. A Unale congrega 26 Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital, e 1.059 parlamentares estaduais.
 
Moralidade – Nesta manhã, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), palestrou durante a Conferência e defendeu os princípios da ética e da legalidade no exercício das funções públicas. “Tudo passa pela ética. A administração pública está alicerçada no princípio da legalidade, da transparência. A moralidade tem íntima ligação com a ética”, destacou.
O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a troca de experiências e atualização profissional. Este ano, a Conferência tem a participação de 14 entidades que atuam em prol do fortalecimento do Poder Legislativo, debatendo temas como regras de cerimonial, escolas do legislativo e de contas, consultorias legislativas, taquigrafia e polícia do legislativo.
Diretoria de Comunicação Social