(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Ministro Gustavo Leite diz que obras de pavimentação Carmelo-Loma Plata inicia em março de 2018

Paraguai (PY) – O ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite recebeu parte da comitiva da RILA – Rota de Integração Latino Americana no prédio do ministério em Assuncion na tarde de sexta-feira, 01, e garantiu aos presentes o inicio da obra de pavimentação asfaltica entre as cidades paraguaias de Carmelo Peralta-alto Paraguai a Loma Plata-Boquerón, trecho de 277 km, essa é a primeira parte do trecho que compreende a Rota de Integração para escoar a produção do Centro-Oeste brasileiro via portos chilenos.

Empresários brasileiros do setor de transportes percorreram o corredor para ver in loco a viabilidade do novo corredor de cargas, turismo, cultura e outros serviços que depende da pavimentação de 570 km dentro do chaco paraguaio, entre Carmelo Peralta à fronteira com a Argentina, garantida pelo governo paraguaio que já realizou a licitação do primeiro trecho, de 277 km, que nesta reunião o ministro Gustavo Leite informou que se inicia em março do próximo ano. A rota terá uma extensão de três mil km.

Os obstáculos para chegar à costa do Pacifico não são apenas fisicos, conforme ficou constatado na viagem realizada pela caravana brasileira, formada por mais de 80 pessoas em 29 caminhonetes. A questão aduaneira preocupa e o Brasil pretende reduzir a burocracia em acordo com os demais países, enquanto as obras de infraestrutura são executadas.

O representante do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro

reconheceu as dificuldades atuais de tramitação de papéis para legalizar a entrada de cargas e pessoas, apesar dos acordos do Mercosul, conforme alertou o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli.

Leia  Paulo Corrêa manifesta solidariedade à prefeita e vereadora vítimas de violência política em MS

“Nosso objetivo é garantir o desenvolvimento do chaco paraguaio onde tem dois departamentos importantes, o inicio dessa obra com certeza vai mudar o perfil econômico da região, além de garantir o escoamento da produção agrícola do Brasil e da industria cárnica do Paraguai ao mercado asiático via portos chilenos. Faremos todo o esforço para concluir a pavimentação em três anos porque o funcionamento do corredor significa aumentar a competitividade dos produtos paraguaios e brasileiros no mercado da China, Japão e outros países da região”, diz Leite.

A expedição realizada pela caravana de Mato Grosso do Sul à costa do Pacífico foi concluída com êxito, sem acidentes, e a palavra empenada pelos ministros de Obras e de Relações Exteriores do Paraguai, na sexta-feira, quanto a pavimentação do chaco, foi festejada com entusiasmo pelas autoridades e empresários do Estado.

Participaram da reunião com o ministro Gustavo Leite, o vice-ministro de Indústria e Comercio do PY, o ministro do Transporte do PY, Agustin Encina, o empresário Fabian Sexto, da empresa Shipping que ganhou a licitação da concessão do porto de exportação de Concepcion, secretario de obras de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli; o presidente de SETLOGMS, Cláudio Cavol; o reitor da UEMS; Dorival de Oliveira, estrategista da SETLOGMS e o ex-vice-prefeito de Porto Murtinho e pecuarista binacional Flávio Queiróz