(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

O advogado Valeriano Fontoura, da “Coligação Amor, Trabalho e Fé”, que tem o deputado Junior Mochi (MDB) como candidato ao governo do Estado, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que negou-lhe o pedido de impugnação da chapa “Avançar Com Responsabilidade”, encabeçada pelo governador Reinaldo Azambuja, candidato à reeleição pelo PSDB.

No último dia 31, o TRE deu parecer contrário ao pedido de Valeriano. Para a Justiça Estadual, o governador cumpriu as determinações da lei eleitoral. O tribunal acatou a afirmação da defesa, de que foi apresentada certidão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que aponta não há condenação nem inelegibilidade contra Reinaldo.

“A certidão negativa constituiu prova suficiente para a demonstração da existência de inelegibilidade em relação às ações em trâmite naquela corte, não há impedimento ao deferimento”, concluíram os juízes do Tribunal Regional Eleitoral no acórdão que aprovou a chapa tucana.

Além de insistir na impugnação da chapa tucana, Valeriano e o MDB pedem a suspensão da multa de cinco salários mínimos aplicados pelo TRE por litigância de má fé. É que, além de considerar infundada a impugnação ajuizada pela coligação de Junior Mochi, a justiça estadual puniu a chapa de Mochi por ter criado um “incidente contra texto expresso de lei”, ou seja, ter criado um fato sem base legal para gerar um fato político.

Leia  Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS