(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Marcelo Bluma promete consulta popular para escolher secretariado

candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Marcelo Bluma (PV), afirmou durante entrevista ao MS1 desta sexta-feira (14) que, se eleito, vai consultar a população para escolher seu secretariado e ainda o segundo e terceiro escalões do seu governo. Bluma negou ainda que teve um baixo desempenho, medido pelos principais projetos apresentados, quando foi vereador em Campo Grande.

Bluma participou da quinta entrevista ao vivo feita pela TV Morena, com os candidatos ao governo estadual. Assista no vídeo acima. As entrevistas terminaram nesta sexta-feira (14). Neste sábado, o MS1 exibe entrevista gravada com o candidato do PSOL ao governo do estado, João Alfredo.

Bluma destacou durante a entrevista como um dos principais pontos de seu plano de governo, se eleito, a participação popular na escolha dos gestores das pastas do primeiro, segundo e terceiro escalão. “O governador eleito precisa chamar os poderes e precisa dar o exemplo. Tem que dizer para o presidente do Tribunal de Justiça, para o presidente da Assembleia, eu vou fazer a lição de casa. Não vou encher o meu governo de cargos comissionados para atender cupinchas e acordos de partidos. Vou buscar na sociedade civil organizada, quadros para serem os dirigentes do governo, independente de sigla”, afirmou.

O candidato disse que também pretende rever os tributos com base na capacidade de renda de cada cidadão. “Estamos falando do ICMS do estado. […] Precisamos sentar e fazer contas. Não pode quem tem condições de pagar mais, pagar menos e quem não tem condição de pagar, como o pequeno comerciante, ter de pagar mais. […] O parâmetro vai ser primeiro, as despesas que o estado tem, porque não podemos quebrar o estado. […] Vai se precisar discutir produtos, porque pelos produtos se tem uma seletividade. Existem produtos que são consumidos pelas classes menos favorecidas. […] O IPVA é um ‘tarifaço’ que foi feito. Eu vou rever para voltar para os 2,5% [a alíquota atual é 3,5%]”.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

Desempenho como vereador
Questionado pela jornalista Bruna Mendes durante a entrevista se o fato de grande parte dos 159 projetos que apresentou nos 12 anos em que foi vereador em Campo Grande se referir a mudanças de nomes de ruas, homenagens e entrega de títulos e medalhas, tendo apenas três projetos de maior destaque, citados por sua própria assessoria, se isso não seria muito pouco pelo tempo de mandato, o candidato negou.

“Não, pelo contrário. Nós destacamos os três projetos mais importantes. Agora eu fui eleito vereador por uma região de Campo Grande, que é a saída de Três Lagoas, com o compromisso de mudar aquela realidade e de cumprir. Quem conhece a região do grande Tiradentes antes do vereador Marcelo Bluma e depois, sabe avaliar perfeitamente o que aconteceu: Asfalto no Tiradentes e urbanização na lagoa Itatiaia, entre outras ações”.