(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
2016-02-24 11.52.02

Mara Caseiro exalta 84 anos do voto feminino no Brasil

A deputada estadual Mara Caseiro (PMB) exaltou hoje (24), na tribuna da Assembleia Legislativa, os 84 anos de conquista do voto feminino no Brasil.

O dia 24 de fevereiro ficou marcado não apenas pela luta pelo voto, mas pelos direitos da sociedade, como saúde e educação. Liderada pela bióloga Bertha Lutz, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino iniciou a conquista desse direito.

Formada por feministas sufragistas, a federação fez pressões e conseguiu que o governo de Getúlio Vargas aprovasse o direito ao voto feminino. Eram mulheres em sua maioria de classe média e brancas, mas contava com proletárias. Esse é considerado um movimento feminino de primeira onda que buscava os direitos políticos das mulheres.

A partir da instituição do voto feminino, todas as mulheres com título de eleitor e com mais de 21 anos tinham direito de votar.

No entanto, conforme lembrou Mara Caseiro, apesar desse direito tão importante ter sido conquistado, a participação das mulheres na política ainda é muito pequena.

Estatísticas comprovam que 52% dos eleitores brasileiros são do sexo feminino, mas não há o mesmo percentual de mulheres na política.

“Há pouca representação porque a mulher tem muitos papeis na sociedade, mãe, esposa, dona de casa, estudante e trabalhadora. É muito difícil para as mulheres assumir mais esta tarefa, mas estamos avançando”, comentou.

Uma das lutas das mulheres nesse sentido é a cota feminina nas casas legislativas. Assim, haveria mais efetividade da participação das mulheres nas decisões ocorridas em todas as esferas de poder.

“Até em países do Oriente Médio, onde as mulheres têm menos direitos que os homens, há mais espaços para nós na política. O Brasil ocupa a posição 115 entre 190 países que integram o ranking de participação de mulheres na política. Por isso, apesar de ser um dia de comemoração pelos 84 anos do voto feminino, fica a reflexão, de que ainda temos muito a avançar”, concluiu.

Leia  Com ciência, tecnologia e inovação, Bioparque Pantanal atua na educação e conservação ambiental em MS

Fernanda França – Assessoria de Imprensa