(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

10O prefeito Ludimar Novais (PPS), acompanhado de vários secretários municipais, lançou na manhã desta quinta-feira, dia 4, no auditório do Paço Municipal, um programa que visa incentivar os produtores rurais a produzir pescados. O trabalho iniciou com 50 produtores, mas a perspectiva é de dobrar esse número nos próximos meses.

“Estamos trabalhando para que a produção cresça, para que tenha cada vez mais peixes nas propriedades. É um projeto que temos certeza vai fazer a diferença no orçamento das famílias e vai permanecer porque está nascendo forte”, disse o prefeito. Ele ressaltou que o incentivo do município começou com o oferecimento de cursos de capacitação. “Hoje temos pessoas preparadas para manejar, para obter uma boa produção”, ressalta.

Ludimar disse que a piscicultura é uma atividade viável e que os produtores podem acreditar e investir nisso. “Além dos alevinos que estamos doando, vamos oferecer toda a assistência técnica necessária para os novos piscicultores. É um projeto que nasce com o pé no chão e que vamos acompanhar de perto. Por isso posso afirmar que é um fato bastante positivo e que todos nós podemos sonhar grande”, destacou.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, André Cardinal, que coordena o projeto, disse que o trabalho de implantação é feito por etapas e de forma gradativa. “A nossa primeira preocupação foi a capacitação, hoje temos os produtores preparados com cursos oferecidos através do Pronatec e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – e já implantamos um laboratório, inclusive esse primeira remessa já foi produzida no nosso próprio laboratório, algo inédito nos municípios de Mato Grosso do Sul. E vamos construir tanques em parceria com a nossa Secretaria Municipal de Obras para atender os produtores”, disse Cardinal.

Segundo o secretário o objetivo do prefeito Ludimar Novais é criar políticas públicas para que os produtores tenham condições viáveis não apenas de produzir, mas de comercializar. “Tanto que já temos implantado o Serviço de Inspeção Municipal, que vai dar as condições de escoamento da nossa produção. O prefeito Ludimar foi muito feliz ao criar a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, porque é através dela que o município pode oferecer apoio para os micros, pequenos, médios ou grandes produtores rurais”, afirma.

Já o presidente da Associação dos Piscicultores de Ponta Porã e assessor técnico do projeto, Genildo Rossini, disse que o projeto lançado pelo prefeito Ludimar vai doar os alevinos para que os produtores possam produzir. “Esse é um projeto que o prefeito pediu para que fosse desenvolvido de forma completa. Vamos acompanhar passo a passo porque sabemos do grande alcance social. Cada produtor está recebendo de início 400 alevinos, mas quando for feita a vistoria os que tiverem condições poderão receber até mil unidades”, ressaltou.

O ato de lançamento do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar, batizado de “Ensinando a Pescar”, contou com a presença de dezenas de produtores dos assentamentos rurais de Ponta Porã, de vários secretários municipais, vereadores e do superintendente de Pesca de Mato Grosso do Sul, César Moura.

Fonte: Redação – fronteiranews