(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

GreveO presidente da Fiems, Sérgio Longen, reuniu-se, na noite desta segunda-feira (29/06), com as lideranças comunitárias de Campo Grande para alinhar a realização do Programa Ação Cidadania, desenvolvido em parceria com a TV Morena e com o apoio de outras entidades e empresas privadas para levar até os bairros da Capital os serviços de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi, bem como os cursos gratuitos de qualificação profissional disponibilizados pelo Sesi e Senai e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL.

As reuniões foram na sede da Associação de Moradores do Jardim das Hortências, na Rua Gerbeira, 796, no setor 6 do Aero Rancho, e na área de esportes do setor 6 do Aero Rancho, na Rua Evangelo Vavas, 337, por concentrarem as lideranças da primeira região a receber o Programa no próximo sábado (04/07), das 8 às 15 horas, em terreno localizado no quadrilátero formado pelas ruas Arquiteto Vila Nova Artigas, Caladio, Primota e Gerbera, na divisa entre os bairros Jardim das Hortências e Aero Rancho. Durante o encontro, Sérgio Longen detalhou que as ações previstas no Programa já são desenvolvidas pelo Sistema Fiems, por meio do Sesi, Senai e IEL, e agora serão intensificadas nos bairros de Campo Grande

“O evento agendado para o próximo sábado marcará o início de um novo formato de disponibilização dos cursos gratuitos de qualificação profissional do Sesi e Senai e do encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL, expandindo as nossas ações para os bairros e envolvendo a comunidade com os serviços do sistema na Capital”, informou o presidente da Fiems, destacando a expertise do Sesi na realização de eventos de cidadania em conjunto com a TV Morena e parceiros.

Aprovação

As lideranças de várias regiões de Campo Grande que participaram do encontro aprovaram a iniciativa. Esse é o caso do presidente da Associação de Moradores do Aero Rancho Setor 3, Jaílson Nabhan. “A parceria com a Fiems já é de longa data e desde que chegaram ao nosso bairro a vida dos moradores mudou porque tivemos oportunidade de qualificação e trabalho”, comentou. Assim também pensa o presidente da Associação de Moradores do Guanandi 2, Jorge Alves da Silva. “Os cursos só trazem benefícios para a população, pois tiram os nossos jovens da rua. Essa proximidade facilita muito, porque muitas vezes somos esquecidos pelo governo”, falou.

Para o presidente da Associação de Moradores do Jardim das Hortências, Israel Eduardo Corrêa, mais conhecido como Bozó, as duas reuniões serviram para demonstrar às lideranças a importância do Programa para os moradores dos bairros da Capita. “Recebemos mais de 80 pessoas e, após a reunião, ficou claro que o Programa da Fiems vai dar certo. As pessoas estão muito carentes de ações nesse sentido, ainda mais quando elas trarão também a

qualificação profissional”, avaliou, prevendo um grande público na ação do próximo sábado.

Já o presidente da Associação de Moradores do Aero Rancho Setor 4, Iris Pires, enfatizou que o Sistema Fiems leva melhoria para a qualidade de vida e avanços para quem deseja aprender. “Temos uma carência de atendimento e o povo quer atenção para conseguir emprego, para ter mais saúde, que, aliás, é uma prioridade aqui”, pontuou. Também participaram das reuniões o presidente da Associação de Moradores do Dom Antônio Barbosa, Rubens Alcântara, a presidente da Associação de Moradores do Jardim Pênfigo, Luzeni Fonseca, e o presidente da Associação de Moradores do Jardim Santa Emília, Júlio Cesar Gonçalves.

Moradora do bairro Aero Rancho, Denise de Araújo, 39 anos, acredita que a chegada do Sistema Fiems com as ações trará oportunidades para os jovens. “A gente ouve os políticos com promessas, mas não acontece. E aí, chega uma oportunidade assim e, com certeza, a gente vai aproveitar”, afirmou. Para Carlos Augusto Marinez, 65 anos, morador da região, a ação chega em boa hora. “Estamos esquecidos pelo poder público, precisando dos cursos, de atendimento de saúde, de atividades para as crianças”, declarou.

O Programa

O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira uma manhã inteira de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.

De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, administre seu dinheiro de forma consciente, saúde do homem, saúde da mulher, hipertensão, prevenção ao câncer de pele, noções básicas de segurança de alimentos, entre outros, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.