(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

JulgamentoOs julgamentos das raças Nelore e Guzerá ocorreu nos dias 19 e 20 de junho, durante a 38ª Feira Agropecuária e Industrial de Três Lagoas, a Expotrês. Expositores de vários lugares do país estiveram reunidos para participar da competição que já é tradição em toda a região.

Organizando pelo Sindicato Rural de Três Lagoas e a MR Julgamentos, o evento contou com a inscrição de 211 animais, sendo 154 Nelores e 57 Guzerás. E 25 expositores, sendo 18 Nelore e 7 Guzerá.

De acordo com Marco Garcia de Souza, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, esse evento é “uma tradição que acontece na feira agropecuária, e mostra a seleção das raças, possibilitando analisar na prática os resultados do melhoramento genético, o que era o animal no passado e o que é hoje”, explica.

Para o expositor Lincoln Antunes, da fazenda Três Irmãos, o evento atendeu as expectativas. “Já é o oitavo ano que participamos dos julgamentos na Expotrês. Eu crio Guzerá aqui em Três Lagoas e Brasilândia, então é um evento bastante importante. Apesar de morar um Jundiaí, eu me considero da terra e pretendo voltar nos próximos anos”, conta.

“Participar de julgamentos de raças como expositor é importante para divulgar seus animais e mostrar o que você produz, isso é uma grande propaganda e resulta em maior procura, além de valorizar ainda mais os animais premiados. Os resultados influenciam também no ranking da raça, que ganha pontos de acordo com a premiação. Para o público, é essencial para se inteirar com as novidades nas raças, na evolução, e o que influencia no seu resultado”, informa o pecuarista Cláudio Totó, que acompanhou todo o evento.

Grandes campeões

A raça Nelore, que foi julgada pelo jurado Otávio Batista Vilas Boas, competiu com 85 fêmeas e 66 machos, senda a Genova Gibertoni, do expositor Rima Agrofloresta Ltda, a grande campeã; e a Namibia Fiv do Mura, do expositor Jatobá Agricultura e Pecuária, como reservada grande campeã.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

O título de grande campeão ficou com o Objuan Fiv do Mura, da Jatobá Agricultura e pecuária, e o reservado grande campeão foi o Rima Fiv do Mura, do expositor Rima Agrofloresta Ltda. O prêmio de melhor expositor da raça Nelore – com 736 pontos – foi para a Rima Agrofloresta Ltda, da cidade de Várzea do Palma – MG, e o de melhor criador- com 940 pontos – ficou com a Jatobá Agricultura e Pecuária, de Itaquiraí – MS.

O julgamento da raça Guzerá foi feito pelo jurado Ricardo Quartim Barbosa, e concorreu com 39 fêmeas e 18 machos. A grande campeã foi a Imbuia Fiv 3 irmãos da expositora Silvely Maria Janota Antunes, e a reservada grande campeã foi a Nema S, da Seleção Guzerá Agropecuária. O grande campeão foi a Isaac Fiv 3 irmãos, da Silvely Maria Janota Antunes, e o reservado grande campeão foi o Globo Fiv da CM, do expositor Cia Mate Laranjeira.

O ganhador do título de melhor expositor da raça Guzerá – com 784 pontos – foi para Silvely Maria Janota Antunes, da cidade de Brasilândia, que ganhou também como melhor criador, com 1.172 pontos.

De acordo com Barbosa, todo o julgamento das raças é feito de maneira bem criteriosa. “Nós analisamos a caracterização racial, a precocidade, conformação, musculosidade, os aprumos, e se o animal é funcional. Eles entram em categorias e são julgados em sub-categorias, e o melhor de cada vai para o campeonato, daí tiramos os melhores que vão para o grande campeonato”, explicou o juiz.