(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
5ed76aa12f6ff989b3ff2dd49aaa2cef

Juíza encaminha para Sergio Moro pedido de prisão de Lula

A juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, encaminhou nesta segunda (14) a denúncia e o pedido de prisão preventiva de Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal.

O processo, apresentado pelo Ministério Público de São Paulo, agora será encaminhado ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Moro é o juiz responsável pela denúncia contra Lula na Operação Lava Jato.

“Como consequência  lógica  pela declinação  da  competência, absoluta,  deixo  de analisar  os  pedidos de  cautelares  formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência  que  justifique a  análise  por  este Juízo,  até  porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MPSP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados”, justificou a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira.

Segundo ela, “o pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘Lavagem de Dinheiro’, é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”.

Isto é, Maria Priscila entende que o caso não deveria ser julgado no âmbito estadual devido à sua óbvia relação com as investigações da Lava Jato, que fazem parte da Justiça Federal.

Denúncia

Lula e sua mulher, Marisa Letícia, foram denunciados pelo MP-SP na última quarta-feira (9). Junto com outras 13 pessoas, eles foram acusados de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro em investigação que aborda a relação do ex-presidente com um apartamento triplex.

Leia  Paulo Corrêa manifesta solidariedade à prefeita e vereadora vítimas de violência política em MS

Segundo os promotores, o petista e sua mulher teriam ocultado patrimônio no imóvel localizado no Guarujá, litoral de SP.

Fotos: Reuters