(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
réu

Juiz acata denúncia e vereador se torna réu por prática de extorsão, patrocínio infiel e formação de quadrilha

O Juiz de Direito Raul Ignátios Nogueira, da Comarca de Maracaju, recebeu a denúncia formulada pelo Ministério Público contra o vereador Laudo Sorrilha Brunet (PSDB). Na denúncia também são investigados Ranulfo Sorrilha e Sirlei José Balestrin.

Ao receber a denúncia formuladas nas folhas de 1 a 9, o magistrado determinou a cotação dois denunciados para, se quiserem, apresentarem defesa por escrito no prazo de 10 dias, conforme preceitua o Código do Processo Penal em seu artigo 396.

Segundo o juiz de Direito, expirado o prazo de 10 dias, casos os acusados não apresentarem defesa ou nomearem advogados para representá-los, desde já fica nomeado o defensor público atuante na Comarca para que faça a defesa dos acusados.

Agora a Justiça deve marcar a data da audiência de instrução de julgamento. No despacho em que aceitou a denúncia e tornou Laudo, Ranulfo e Sirlei investigados pela Justiça, Raul Ignátios Nogueira solicitou, também, os antecedentes criminais dos denunciados junto ao cartório distribuidor da Comarca de Maracaju.

A DENÚNCIA – Desde a semana passada, nos meios políticos e judiciais, a prisão do vereador Laudo Sorrilha (PDT) era dada como certa, devido à acusação feita pelo Ministério Público Estadual. Ele é suspeito de cometer vários crimes relacionados a processos de aposentadorias, área em que é especialista e que já lhe motivou outros processos, inclusive uma quase prisão há pouco mais de sete anos.

No último dia 11/02/ 2016, o Ministério Público Estadual (MPE) apresentou denúncia, por extorsão, patrocínio infiel e formação de quadrilha, contra o vereador Laudo Sorrilha Brunet (PDT) junto ao Judiciário, a qual acaba de ser acatada pelo magistrado.

Leia  Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos

O MPE denunciou Sorrilha devido um suposto esquema de aposentadoria de idosos o que acabou gerando o Processo número 0800176 – 35 2016 8.12 0014 em que estão relacionados depoimentos de pessoas que dizem terem sido vítimas de extorsão por parte do vereador. O vereador agora será citado pelo Judiciário para se defender.

No site do Poder Judiciário é possível acessar o processo que tem como assunto (acusação) principal o crime de extorsão e como “Outros assuntos Estelionato Majorado (art. 171, § 3º), Patrocínio infiel,Quadrilha ou Bando (art. 288). O processo pode ser acessado no link http://www.tjms.jus.br/cpopg5/show.do?processo.codigo=0E0001EXC0000&processo.foro=14&uuidCaptcha=sajcaptcha_590b522996914a5fb6729b2addaf5a27.

HÁ SETE ANOS – Há pouco mais de sete anos, precisamente em 16 de fevereiro de 2009, a Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão no município de Maracaju. A ação fez parte da operação Phantom, que significa “fantasma” e investiga denúncia de esquema de fraudes na concessão de serviços de aposentadoria no município. O vereador Laudo Sorrilha (na época do PSDB) foi apontado como um dos acusados de envolvimento no crime, inclusive com a participação de dois assessores diretos. A suspeita da época era de que o gabinete do vereador fosse utilizado para as transações.

Na época, a assessoria de imprensa do MPF (Ministério Público Federal), informou que o inquérito conduzido pela Polícia Federal ainda estava em fase inicial e que os mandados de busca e apreensão tinham como objetivo coletar material para embasar as investigações. O vereador não foi preso na época.

Impactoms.