(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
DSC05477

Jornalista de Rio Verde recebe Título de Cidadania Honorária

O jornalista Victor Luiz Martins Currales, foi um dos homenageados na manhã da quarta-feira (16/12) na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Verde de Mato Grosso, com o Título de Cidadão Rio-Verdense, reconhecendo que sempre teve muito orgulho de ter vivido, viver, trabalhar e construir sua família no município aonde chegou há mais de trinta anos.

A sessão solene aconteceu no dia do aniversário do município 16/12, no Plenário Vereadora Lídia Maria Anciães Duailibi Malhado e atendeu a propositura do vereador e presidente da Câmara, Flávio Roberto Alves de Brito.

O vereador Flávio Brito, que presidiu os trabalhos durante a solenidade, disse que se sente honrado por representar no Parlamento Municipal a população nesta homenagem ao jornalista por meio de sua indicação.

Brito destacou que Victor Currales tem prestado relevantes serviços ao município e região, definindo o homenageado como um exemplo de jornalismo limpo, crítico, ético e que valoriza o exercício da cidadania em sua prática profissional, além de seu exemplo como desportista de destaque no município.

O presidente do legislativo rio-verdense, Flávio Brito, ressaltou que Victor Currales é um rio-verdense de sangue lagunense, que decidiu emprestar seu trabalho, dedicação e inteligência a serviço de Rio Verde de Mato Grosso.

Além do jornalista, outras personalidades que também ajudaram ou ainda ajudam o município foram igualmente homenageadas sendo eles: Francisco Antero da Silva “Chiquinho”, Dr. Roberval Ferreira dos Santos, Ex- Deputada Dione Hashioka, Cesar Câmara Florêncio, Nelson Cardoso de Araújo e José Araújo de Lucena” Cena”.

A solenidade foi prestigiada pelos vereadores, Cleisy Maira, Joelson Furtado, Kid Bitencourt Lopes, Lauro Marchezan, Waldemar Canhete Falleiros, William Santana, pelo Presidente da Câmara Flavio Brito, Prefeito Mario Alberto Kruger e convidados e familiares dos homenageados. 

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

O vereador Kid Bitencourt Lopes foi o cerimonialista do evento após a apresentação do homenageado fez um breve relato das ações e serviços prestados ao município nas entidades e empresas por onde passou o jornalista.

Além da homenagem Victor Currales também foi escolhido para agradecer em nome dos homenageados, agradecendo aos vereadores que aprovaram as indicações e em especial à sua indicação à honraria recebida, registrando que a comenda terá um significado especial na vida de todos os homenageados pela importância de se igualar a importantes figuras da história da cidade como também pela relação de carinho a afeto pelo município e sua gente.

“Reconheço que este reconhecimento pela honraria representada pelo Título de Cidadão rio-verdense, concedido dignamente pela Câmara Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, vem confirmar de fato minha cidadania, já que vivo aqui há 30 anos já que muitas pessoas poderia ter recebido esta homenagem por mais merecimento do que eu, porém, posso assegurar que ninguém deve ter ficado mais feliz do que estou por recebê-lo e se o merecimento não for suficiente o amor e dedicação que tenho por Rio Verde com certeza já me  habilitariam a receber o Título”, disse emocionado o jornalista Victor Currales.

O Título

Cidadania Honorária é um título de honraria que uma pessoa recebe da Câmara Municipal de uma cidade, da Assembléia Legislativa de um Estado (ou DF no caso do Brasil), da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal por prestar favores que ajudaram no desenvolvimento social do local.

O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no Município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

Jornal O Gabrielense com fotos de Vinicius Currales