(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

 

Índios aterrorizam produtores rurais e preocupam prefeitos do sul de MS

Indígenas promoveram, na terça e quarta-feira (26), mais uma onda de invasões a propriedades rurais na região sul de Mato Grosso do Sul, provocando protesto de produtores e de famílias que tiveram suas propriedades invadidas.

Os produtores rurais tiveram que bloquear a rodovia no município de Antonio João, saída para Bela Vista, na tentativa de chamar a atenção das autoridades e da imprensa.

O movimento ganhou o apoio dos prefeitos Edson de Davi (Aral Moreira), Sérgio Barbosa (Amambai), Zé Roberto (Iguatemi) e Selso Lozano (Antonio João), que participaram do protesto dos produtores rurais durante o bloqueio da rodovia em Antonio João.

“Será que o governo federal vai deixar acontecer uma tragédia anunciada nas questões de invasão de terras por indígenas”, questionou o prefeito de Aral Moreira, Edson de David, que se diz indignado com a situação.

Segundo ele, há informações de que 9 fazendas foram invadidas e 40 famílias foram expulsas no Distrito Campestre, em Antônio João.

Durante o movimento, os prefeitos se reuniram com o presidente Sindicato Rural de Aral Moreira, Osvin Mitanck, e com uma das proprietárias de áreas invadidas, Roseli Silva.

PERIGO

Prefeitos e representante do sindicato rural

As novas invasões ocorreram na região de Antonio João, onde os produtores foram expulsos e tiveram de ser resgatados por agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

A invasão coloca em perigo a maior produtora de grãos e carne da região do Mato Grosso do Sul, onde estão concentrados os gados reconhecidos nacionalmente como campeões e o das raças Guzerá P.O além da raça Nelore e outras raças que os pecuaristas estão implementando.

Os produtores reclamaram, mais uma vez, da inércia e falta de vontade do Governo Federal diante da situação. A última reunião agendada sobre o tema, em julho, na Capital Federal, não aconteceu, pois nem representantes indígenas nem ministro compareceram.

O presidente da Famasul, Maurício Saito, enfatizou em entrevista à imprensa sobre o acirramento dos ânimos na região Sul do Estado. “O Governo Federal tem que cuidar dos cidadãos brasileiros, índios e não índios, e precisa interceder na situação de conflito que está aflorando”.

Reportagem – Willams Araújo