(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

IMG_5575-860x826Bela Vista (MS) – Durante a solenidade de abertura da 46ª EXPOBEL lideranças do setor rural de Mato Grosso do Sul e representantes do poder público destacaram a importância do agronegócio para a economia nacional. O evento aconteceu ontem, sexta-feira (14/7), no Parque de Exposição Rio Apa, em Bela Vista/MS.

“Apesar do cenário de instabilidade político-econômica do país, em que o mercado da carne bovina e os pecuaristas vêm sendo duramente prejudicados, acreditamos que as feiras agropecuárias reforçam a importância do agronegócio e demonstram a força do campo e a união dos produtores rurais. Por isso, mesmo com as dificuldades em organizar um evento desse porte, em um momento de tanta instabilidade na economia nacional, não medimos esforços para realizar a 46ª EXPOBEL”, disse o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Mello Acioly (o Dindo).

Para o prefeito municipal de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (o Piti), “o agronegócio tem sido a força da nossa balança comercial.” Segundo Piti, o município tem se destacado a cada ano no que diz respeito a produção agrícola e pecuária. E a Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, tem se empenhado em concretizar ações que contemplem os pequenos, médios e grandes produtores.

Já o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, destacou que o agronegócio é o único setor da economia que tem mantido um número positivo de geração de emprego no país. Para Saito, a importância do agronegócio vai além da economicidade, uma vez que o setor promove ações constantes que levam conhecimento e capacitação não só para os produtores, mas para profissionais de todos os segmentos da sociedade. “O Sindicato Rural de Bela Vista, em parceria com o SENAR/MS, promoveu 148 cursos e capacitou mais de 1.600 profissionais em 2016 no município.”

Leia  Bela Vista: Turismo estreita laços com SENAC e busca qualificação para o município

Saito também lembrou que a efetividade das ações do Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal, possibilitou a implantação do Programa Agrinho que tem levado conhecimento transversal a mais de 2.100 alunos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Bela Vista. “A parceria entre SENAR/MS e Sindicato Rural, também possibilitou a realização do programa de ATeG [Assistência Técnica e Gerencial] em 40 propriedades da região, que atualmente são atendidas nas áreas de hortifruti,  inovação tecnológica e atividade leiteira,” ressaltou o presidente do Sistema Famasul.

Maurício Saito parabenizou o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista pela dedicação e empenho à frente da entidade, destacando seu compromisso com o produtor rural.

Desde que assumiu a presidência da entidade, Dindo tem se empenhado em viabilizar junto aos poderes municipal e estadual, obras de infraestrutura rural que otimizem o escoamento da produção local e facilitem o trânsito entre as propriedades rurais da região. De acordo com Dindo, “novas pontes de concretos já foram construídas, estradas estaduais e parte das municipais foram recuperadas e, em breve, deve ter início a obra do Anel Viário, que vai otimizar o acesso ao Parque de Exposição Rio Apa”, disse.

Outras autoridades municipais e estaduais marcaram presença na abertura da 46ª EXPOBEL, que segue até o dia 23 de julho. A programação completa da feira pode ser conferida no site: sindicatoruraldebelavista.com.br e na página do facebook: EXPOBEL MS.  Mais informações pelo telefone: (67) 3439-1460.

Com informações do Sindicato Rural de Bela Vista