(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Hashioka e Athayde Nery abrem 1° Seminário Regional do Prosimc Solenidade realizada no auditório da Prefeitura de Nova Andradina reuniu representantes da área da Cultura de sete municípios

O prefeito Roberto Hashioka e o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Athayde Nery, abriram nesta terça-feira (30) a primeira edição do ciclo de seminários regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, o Prosimc.

A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura de Nova Andradina e reuniu, além da cidade sede, secretários municipais, gestores, gerentes de cultura e artistas dos municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Taquarussu, Novo Horizonte do Sul e Ivinhema.

“Temos buscado estruturar a cultura em nosso município a partir de espaços físicos apropriados, a exemplo do Centro de Convenções Culturais, cuja as obras foram retomadas, e o Centro de Eventos, ao lado do Estádio Luiz Soares Andrade, que devemos inaugurar nos próximos meses”, citou o prefeito de Nova Andradina.

Hashioka elencou ainda as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), através do Departamento Municipal de Cultura e Gerência de Cultura. “Ofertamos cursos gratuitos que contemplam as mais variadas manifestações artísticas e esperamos expandir essas iniciativas”, completou.

De acordo com Athayde Nery, o evento visa fomentar a reflexão e o debate como forma de impulsionar a estruturação da política para a Cultura no âmbito da gestão cultural em Mato Grosso do Sul, por meio de seminários e encontros, estimulando alianças de cooperação entre os municípios e desenvolvendo o setor da cultura do Estado.

O projeto se estrutura em duas etapas. Em 2015, a primeira fase visa o fomento à estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura.

Leia  Primeiro Empretec Indígena do País floresce em solo Ofayé, entre pinturas e bordados que contam a história de um povo

“A segunda etapa, a ser desenvolvida em 2016, prevê o apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, beneficiando, assim, as 10 microrregiões do Estado”, complementou o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação.

O encontro contou ainda com a presença do vereador Ricardo Lima, secretária Nair Lorencini Russo, presidente do Conselho Municipal de Cultura, Juliana Zampieri, além do chefe das assessorias de projetos da Fundação de Cultura de MS, Victor Hugo Maia, e do gestor de atividades da Superintendência de Economia Criativa da Sectei.

Reportagem – Marcos Daniel Santi – Fotos: Elaine Paes/PMNA