(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
Com o livre comércio da carne entre Brasil e China mercado pecuário terá que se profissionalizar

Com o livre comércio da carne entre Brasil e China mercado pecuário terá que se profissionalizar

Com o livre comércio da carne entre Brasil e China mercado pecuário terá que se profissionalizar

A abertura do mercado da carne brasileira para países como a China está consolidando a necessidade do segmento em adequar-se as novas tecnologias disponíveis no campo para avançar em produtividade, qualidade e principalmente em gerar rentabilidade aos produtores. O encontro da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu com o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang acelerou a volta da liberação da venda de carne bovina brasileira para o mercado chinês, embargada desde 2012. O Ministério da Agricultura pretende conseguir autorização para 36 novas plantas brasileiras exportarem seus produtos à China. A ministra propôs ao embaixador que as habilitações sejam oficializadas durante sua visita à China, prevista para o mês de setembro.

É hora e a vez do produtor rural brasileiro apropriar-se de ferramentas para aproveitar o cenário promissor do mercado e usufruir dos benefícios trazidos pela tecnologia, que une sustentabilidade à rentabilidade.

Investir em animais participantes de programas nacionais de avaliação por desempenho econômico e reprodutivo tem sido um caminho adotado pelos criadores para conquistar melhores resultados com os rebanhos. O pecuarista Jairo Machado Carneiro, da Fazenda Vera Cruz em Barra do Garças (MT) adquiriu animais da empresa de seleção Genética Aditiva e transferiu tecnologia de melhoramento  para o seu rebanho. O retorno do investimento foi o reprodutor FARAÓ FIV FVC, filho do provado REM USP, maior vendedor de sêmen na Alta Genetics e líder absoluto para peso ao desmame e sobreano, precocidade sexual e acabamento de carcaça.

 FARAÓ é Top 0,5 % para o Índice Qualitas, está em coleta na Alta Genetics, sendo indicado para produção de matrizes, tourinhos de alto valor comercial e também bezerros pesados. “Posso me considerar um cliente da Genética Aditiva muito satisfeito com as aquisições feitas, pois além do FARAÓ, produzimos o ARAGUA RMVC, reprodutor filho do REM TORIXOREU, líder absoluto do sumário ANCP, com incrível MGT de 29,19, com mais de 1.000 filhos avaliados em 27 rebanhos. Ou seja, nossos investimentos na Genética Aditiva renderam dois touros em central de sêmen”, comemora Jairo.

Carlos Eduardo Novaes, de Valparaíso (SP) também está colhendo resultados que vão além das porteiras da sua fazenda. Ele apostou em genética resultante do uso de tecnologia da Genética Aditiva e produziu por exemplo, o reprodutor CEN 8969, filho do REM UPONIC da Genética Aditiva, animal super valorizado no 9º Mega Leilão Genética Aditiva, quando teve cotas comercializadas por R$ 1,7 milhão.

Pensando em maximizar a produção de carne de qualidade com menor custo a Fazenda Matinha em Uberaba (MG) investiu na Genética Aditiva e gerou RASTAN DA MATINHA e TITAN DA MATINHA entre outros touros com linhagens da empresa. O primeiro é filho de REM TORIXOREU, com sangue do DIRIGIDO DA MATINHA. RASTAN é destaque da safra 2011 nas avaliações para ganho em peso, perímetro escrotal e consumo alimentar. Hoje RASTAN tem um dos melhores índices econômicos de todo rebanho Matinha. Ele também é sangue aberto para utilização na maioria das linhagens da atualidade e está em coleta na ABS Pec Plan.  

Para oferecer aos criadores novas oportunidades de ganhos econômicos com material genético superior a Genética Aditiva vai disponibilizar nos dias 01 e de 02 de agosto seus melhores resultados com o uso de tecnologia e pesquisa em Nelore para proporcionar aos rebanhos saltos de produtividade. O remate acontece no dia 01 de agosto, no recinto de leilões da Acrissul, em Campo Grande (MS) a partir das 12 horas (Brasília), com transmissão do Canal do Boi.

 O destaque de 2015 será o remate de uma porcentagem do reprodutor da marca Genética Aditiva Rem Caballero. O animal é Top 0,1% pela ANCP – Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, com índice MGT 32.56. Nestes 27 anos do Programa Nelore Brasil, este reprodutor tem o maior MGT da história, um índice composto por características de importância para a pecuária de corte. Rem Caballero impressiona pela sua avaliação genética e pelo desempenho em ganho de peso, características morfológicas e de crescimento, carcaça e fertilidade, além do pedigree fechado na Genética Aditiva e aberto a todas as linhagens do mercado.

Todos os animais ofertados resultam de um trabalho de melhoramento que colocou em 2015, touros nas dez primeiras posições do ranking da ANCP. Em oferta, reprodutores com avaliação Top 0,1% a 5%, com idade média de 24 meses e prontos para trabalhar. O evento vai oferecer ao mercado mais de 400 touros para elevar a qualidade genética dos rebanhos e aumentar a eficiência nas fazendas.

O remate integra um grupo seleto de grandes leilões de touros do país e apresenta um índice elevado de recompra, ou seja, criadores fidelizados ao trabalho da marca Genética Aditiva, que retornam aos investimentos frequentemente. Para o médico veterinário Argeu Silveira, responsável técnico da empresa, este leilão tem três pilares fundamentais: quantidade, qualidade e bom preço. “Todos os animais que vão entrar na pista, possuem qualidade genética comprovada e desempenho superior. Produtores rurais interessados em aprimorar seu rebanho para bovinocultura de corte vão encontrar excelentes oportunidades neste leilão”, garante Argeu.

Hellen Quida Dias