(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Douglas

Douglas fechou a vitória do Grêmio mesmo com o nevoeira deste domingo, em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel)

O Grêmio fez sua lição de casa na fria noite deste domingo, em Porto Alegre, que chegou a marcar 7ºC. Após acompanhar todos seus rivais nesta 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe de Roger Machado entrou em campo diante de seu torcedor e cumpriu a missão de vencer o Cruzeiro. Luan abriu o placar, de cabeça, no primeiro tempo, e fez a jogada do segundo gol, na etapa final, que culminou no gol do meia Douglas.

Com o resultado, o Tricolor Gaúcho chega aos 18 pontos e retoma a 3ª colocação na tabela de classificação, dois pontos a frente do Corinthians e a um ponto de Internacional e Palmeiras, vice e líder da competição, respectivamente. Já a Raposa cai para o 20ª e último lugar, o que amplia ainda mais sua crise neste Brasileirão.

A partida deste domingo ainda teve duas particularidades que chamaram a atenção. Primeiro, um intenso nevoeiro ficou sob o gramado durante todo o jogo e comprometeu a visibilidade dos atletas e, principalmente, de quem assistia das arquibancadas. O Grêmio chegou até a liberar os torcedores que estavam no anel mais alto da Arena para os anéis inferiores. Outra curiosidade é que Roger Machado acabou sendo obrigado a fazer as três substituições que tem de direito após seus atletas se contundirem sozinhos. O zagueiro Wallace sentiu a coxa logo nos primeiros minutos e, no segundo tempo, Maicon e Geromel caíram no gramado ao mesmo tempo, cada um de um lado, com problemas musculares.

Agora, as duas equipes voltam a campo no meio da semana. Aflito, o Cruzeiro terá de buscar uma reação em Campinas, contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, às 19h30 da quarta-feira. No dia seguinte, o Grêmio jogará de novo em casa, às 19h15, contra o Vitória.

Luan abriu o placar, acertou um chute na trave e ainda inciou a jogada do segundo gol gremista (Foto: Lucas Uebel)
Luan abriu o placar, acertou um chute na trave e ainda inciou a jogada do segundo gol gremista (Foto: Lucas Uebel)

O jogo
Apesar da pouca visibilidade mesmo para quem estava no gramado, a partida começou sem atrasos na Arena do Grêmio. O nevoeiro, porém, pode ser usado como desculpa pelos atletas para justificar tantos passes errados nos primeiros 45 minutos de jogo. Aos 20 minutos a estatística já espantava com 28 passes sem direção. A marcação dos dois times se sobressaiu praticamente em todas as jogadas e tornou o confronto chato.

Mas, em melhor fase, o time da casa ao menos buscou mais o gol, principalmente nas jogadas pela direita. O Cruzeiro, por outro lado, saia apenas nos contra-ataques, mas sequer chegava ao gol de Marcelo Grohe.

E quando parecia que os dois times iriam para o vestiário com a missão de refletir e apresentar algo diferente na segunda etapa, Luca colocou fogo no jogo. Aos 42, o atacante gremista fez jogava individual pela direita e bateu colocado, de pé esquerdo. A bola explodiu na trave e, no rebote, Douglas isolou com o goleiro Fabio ainda caído.

No lance seguinte, o Tricolor Gaúcho repetiu a tentativa pela direita. Desta vez Everton foi ao fundo e colocou a bola na cabeça de Luan, que subiu completamente sozinho, na cara de Fabio, e não desperdiçou. 1 a 0 e festa na Arena com o fim da primeira etapa.

O segundo tempo começou mais empolgante, com o Grêmio querendo matar logo o jogo. Roger mandou seus comandados ao ataque e o Cruzeiro mal conseguia passar do meio de campo. E a pressão surtiu efeito. Aos 6 minutos, Luan novamente fez jogada individual e arriscou chute de fora da área. Fábio espalmou e Douglas desta vez não desperdiçou o rebote. De peixinho, mandou para as redes. 2 a 0.

A situação só ficou ruim para o Tricolor aos 15 minutos, quando Maicon e Geromel caíram no gramado ao mesmo tempo solicitando substituições. Na primeira etapa, o mesmo já havia acontecido com o zagueiro Wallace. Pouco depois, o Cruzeiro perdeu sua grande chance de colocar fogo na partida.

Riascos finalizou e Marcelo Oliveira interceptou com o braço esquerdo. O árbitro não viu o toque e seguiu a jogada, mas, com certa demora, foi corrigido pelo assistente
Marcelo Carvalho Van Gasse, que avisou sobre o pênalti. Apesar de muita reclamação dos gremistas, Arrascaeta encheu o pé e isolou a bola na cobrança.

A situação só não ficou pior para a Raposa porque Fábio ainda evitou o que seria um golaço de Giuliano. O camisa 1 voou, tirou a bola, que ainda tocou no travessão, do ângulo. Daí para frente, os torcedores curtiram mais uma vitória do Grêmio com gritos de “olé” e voltaram para casa felizes, apesar do frio de 7ºC.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 CRUZEIRO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 19 de junho de 2016 (domingo)
Horário: 19h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP–ASP-FIFA)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP–FIFA) e Alex Ribeiro (SP–ASP FIFA).
Cartões amarelos: CRUZEIRO: Riascos, Bruno Viana.

GOLS:
GRÊMIO: Luan, aos 43 minutos do 1T, e Douglas, aos 6 minutos do 2T.

GRÊMIO:Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel (Marcelo Hermes), Wallace Reis (Bressan) e Marcelo Oliveira; Wallace, Maicon (Jailson), Douglas e Giuliano; Luan e Everton.
Técnico: Roger Machado.

CRUZEIRO:Fabio; Lucas, Fabrício Bruno, Bruno Viana e Bryan; Lucas Romero, Henrique, Arrascaeta e Alisson (Bruno Ramires); Riascos (Willian) e Rafael Silva (Allano).
Técnico: Paulo Bento.