(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Encontro na próxima semana na região Sul reúne prefeitos, gestores públicos, vereadores e empresários para tratar de tecnologia e modernização dos municípios

Dois projetos de conectividade para transformar o Mato Grosso do Sul em um Estado Digital podem impactar positivamente também na informatização dos municípios a partir de 2019. O MS Digital e a Virtualização de Processos serão apresentados pelo assessor técnico da Secretaria da Fazenda do Governo do Mato Grosso do Sul, Gustavo Nantes Gualberto, a prefeitos, gestores públicos e vereadores que participam do I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS, que será realizado no próximo dia 08 de novembro, em Naviraí.

O evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Naviraí visa incentivar a modernização dos municípios através do compartilhamento de experiências e soluções de mercado. Segundo o assessor, o MS Digital, que por meio de uma grande rede de fibra óptica, pretende interligar todos os serviços estaduais nas 79 cidades do Estado. A proposta é custear parte dos investimentos através de uma Parceria Público-Privada (PPP), abrindo espaço para exploração comercial da rede por parte de empresas interessadas. O edital está previsto para ser lançado até o final deste ano. “Traz uma série de benefícios, garante estabilidade e melhor comunicação entre os entes do Estado e na troca de informações com os municípios”, destaca.

Já a proposta que tem como meta tirar todos os processos que tramitam no Estado do papel e levar para a web, de acordo com o assessor, também deve ser colocada em prática em 2019, com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Queremos diminuir o tempo de execução dos processos. As cidades digitais vão conseguir trabalhar melhor com o Estado”, avalia Gualberto, destacando que as iniciativas também farão com que os municípios direcionem atenções para a necessidade de melhorar a infraestrutura tecnológica.

Leia  ‘MS ao Vivo’ apresenta neste domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados

Fórum – As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/navirai. A programação do evento envolve políticas públicas, modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado. “Aproxima prefeitos, gestores e vereadores das novas tecnologias, além de proporcionar a troca de experiências. O objetivo é facilitar o planejamento desses municípios, entendendo que não há desenvolvimento socioeconômico sem inovação”, frisa o diretor da RCD, José Marinho. O I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS tem o patrocínio ouro da GOVBR e da CTMEGEO; bronze da Innfomaster; apoio estratégico da FG Copiadoras e WORKSISTEMAS; além do apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul) e da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), além do Instituto Federal do MS (IFMS), campus de Naviraí.

Serviço

I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS

8 de Novembro, em Naviraí

Local: Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Av. Iguatemi, 125 – Centro)

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/navirai

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou (41)3015-6812