(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Prefeito Manoel Vias, secretario Jaime , deputado Zeca do PT, Vander Loubet e vereadores.

Contrapartida do município e emendas parlamentares complementarão os custos da obra. Em pleno funcionamento o abatedouro deve gerar trezentos novos postos de trabalho

Campo Grande (MS) – Buscando fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda e agregar valor ao produto primário da região sudoeste, o Governo do Estado liberou 900 mil reais através de recursos do FADEFE/MS (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Mato Grosso do Sul), fundo do Governo do Estado gerido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), para obras de reforma e ampliação do abatedouro municipal de bovinos de Caracol.

Secretário Jaime e Manoel Viais assinam o Convênio

Para complemento dos custos com a obra a Prefeitura entrará com contra partida de uma área de quatro hectares e uma parte da obra, que já está executada, e deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet, complementarão com emendas parlamentares que totalizam R$ 800 mil reais, que será utilizada na compra de equipamentos.    

A assinatura do convênio – que inclui plano de trabalho, cronograma de desembolso, cronograma de execução e plano de aplicação – que aconteceu na manhã desta segunda-feira (5) reuniu o Secretario Jaime Verruck, o Prefeito de Caracol, Manoel Viais e vereadores, os Deputados Federais Vander Loubet e Zeca do PT.

Prefeito Manoel enaltece importância da parceria com o Estado

Satisfeito com a agilidade das tratativas para liberação dos recursos o Prefeito Manoel comentou a importância da parceria com o Estado e as transformações por que passa a economia de Caracol, que tem como base a pecuária extensiva de corte. “Estamos vivendo um novo tempo em Caracol, resultado da união dos esforços da municipalidade com vereadores, o empenho de parlamentares parceiros do município e em especial, da parceria com o Governo do Estado”. Completou.

Leia  WTM Latin America unindo países e apresentando Porto Murtinho ao mundo

Manoel comentou ainda que por falta de um abatedouro a população consome carne de qualidade inferior a que produz e que o município tem muitos problemas com o abate clandestino. “Além de resolver esses dois problemas também atenderemos os pequenos criadores que não tem volume suficiente para comercializar com frigoríficos, ficando a mercê de intermediadores que não pagam o valor comercial”.

O Secretario Jaime comentou que a obra irá alavancar a economia de toda região ao lembrar que Caracol possui atualmente um rebanho de 280 mil cabeças, e juntos os municípios vizinhos Porto Murtinho e Bela Vista, possuem 861 mil cabeças. O Secretario ainda reforçou ao Prefeito a importância de garantir a qualificação profissional para atender a demanda criada com a reativação do abatedouro, que deve gerar, em pleno funcionamento até 300 novos postos de trabalho.

Prefeito Manoel enaltece importância da parceria com o Estado

Diversos outros temas foram colocados em pauta, no encontro que contou com a presença de, além dos deputados Vander Loubet e Zeca do PT, o vice Prefeito de Caracol, Carlos Humberto (Neco), o Secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Caracol, Pedro Roberto de Oliveira, os vereadores de Caracol, Douglas Vilalba (Presidente), Paulo Sergio Pucheta, Dilmair Silva Leite, Timóteo Bafú, Magaly Godoy, Professor Adair e Nego, além do ex-vereador Aroldo Franco e o superintendente de administração e finanças da Semagro, Edson Gênova.