(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Governo apresenta ao setor produtivo resultados do Programa de Modernização da Gestão O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, apresentou, nesta quarta-feira (24/06), em reunião no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), um balanço dos primeiros resultados obtidos com a parceria estabelecida com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) em fevereiro deste ano para garantir uma gestão comprometida em alcançar resultados expressivos, desenvolver a atuação das secretarias estaduais, recuperar a situação econômica e melhorar os serviços básicos prestados à sociedade. “Mostramos aos representantes da Fiems, Fecomércio-MS e Famasul um pouco do que conseguimos avançar por meio do acordo de cooperação técnica assinado entre o Estado e o Movimento”, disse Eduardo Riedel aos representantes da Fiems, Famasul e Fecomércio-MS.

Ele destacou que o Governo do Estado está construindo um novo modelo de gestão pública para ajudar a estruturar a posição estratégica de Mato Grosso do Sul para transformá-la em potencial efetivo. “Criamos o Fórum Dialogo, que é um canal aberto e permanente com os servidores, vamos lançar no dia 1º de julho o site de transparência e estamos implantando um modelo de governança. Ainda celebramos os contratos de gestão com os secretários de Estado com metas de gestão”, citou.

Eduardo Riedel completou que também está sendo elaborado um projeto de lei para manifestação de interesse privado, iniciado estudo da área de mobilidade urbana e dado continuidade dos estudos previstos no Plano de PPPs. “Os princípios norteadores para o desenvolvimento sul-mato-grossense são mobilização e participação social, vida digna e próspera, atendimento igualitário a todas as regiões, criatividade, ciência, tecnologia e inovação como motores das mudanças, promoção da cidadania e da justiça social e promover o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, esperamos deixar o Estado mais leve”, declarou.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a possibilidade de divulgar publicamente os números e a disposição de modernizar a gestão pública por parte do Governo do Estado já são um grande avanço. “A sociedade como um todo quer saber o custo da máquina público e o retorno que esse investimento traz para a população. A nossa grande discussão sempre foi que o Estado fizesse uma gestão parecida com a empresarial e com o auxílio do MBC a possiblidade de o Governo ter uma gestão leve, moderna e arrojada está cada vez mais próxima”, declarou, cobrando mais desburocratização, regras claras e segurança jurídica para o empresário continuar investindo.

Na avaliação do presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, o setor produtivo é parceiro do Governo do Estado na implantação de uma gestão pública mais eficiente e produtiva. “Esse novo modelo de gestão é muito importante para o setor produtivo e já estamos percebendo uma melhora significativa nesse sentido. O MBC está trazendo resultados para o Estado na medida que contribuir com o Governo a administrar melhor sua receita e, principalmente, suas despesas”, pontuou.

Já o 1º secretário da Famasul, Ruy Fachini Filho, que representou o presidente Nilton Pickler, reforçou que a modernização da gestão pública chega em um momento crucial para o desenvolvimento do Estado. “O que a gente percebe é que, principalmente no agronegócio, temos problemas com o escoamento da produção. Com certeza, as mudanças que estão sendo feitas no Governo vão contribuir para reduzir esse gargalo de escoamento da produção e trará ainda uma série de ferramentas que vão facilitar cada vez mais a vida do produtor rural”, analisou.

Reportagem – Daniel Pedra