(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Peão pantaneiro tocando boida

Gados são retirados as presas de propriedades no Pantanal

As chuvas atípicas do mês de janeiro, principalmente no planalto e na planície, fez transbordar rios como o Taquari, Aquidauana e Miranda. A chamada “cheia pluvial”, já havia sido anunciada pela Embrapa Pantanal, ainda no mês de janeiro, através de relatório emitido por pesquisador, como noticiado pelo Capital do Pantanal, no dia 22 do mesmo mês. A intensidade da chuva surpreendeu e obrigou os criadores a montar uma mega operação, para retirar milhares de cabeças de gado dos campos alagados. Trechos das regiões de Nhecolândia e Rio negro, entre Corumbá e Aquidauana, estão bloqueados.

Aproximadamente, 20 mil bovinos precisaram ser transportados para áreas altas da planície ou para o planalto de Miranda e Aquidauana, entre o final de janeiro até a última semana. O gado é oriundo de grandes fazendas como os conglomerados Cristo e São Bento, dos grupos BTG e Emínio de Morais.

O abastecimento das fazendas também está comprometido, por conta do difícil acesso pelas estradas que também estão ficando alagadas. A Estrada Parque por exemplo, um dos principais meios de acesso a estas propriedades, está com trechos interditados pela Agesul. Incluindo pontes, que também estão sendo invadidas pelas águas. Uma lâmina de água sobre o trecho entre o buraco das Piranhas e a ponte Alfredo Zamlutti, começou a se formar desde o dia 5 de fevereiro.

A AGESUL mantêm na localidade, uma equipe de manutenção de plantão para reparos emergenciais.

Água está invadindo a estrada ecológica do Pantanal. Foto: Agesul

 

Leia  Planejamento participativo do INCRA em MS define estratégias para Reforma Agrária