(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Presidente do Paraguai recebeu projeto durante audiência - Foto: Divulgação

Presidente do Paraguai recebeu projeto durante audiência – Foto: Divulgação

Autoridades nacionais e paraguaias discutem implantação de Universidade tri-nacional na fronteira de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, Paraguai, voltada a cursos de saúde, inclusive medicina. O projeto também prevê a construção de um Hospital Universitário e um centro de pesquisa. Chama-se tri-nacional pois também conta com parceria da Unidade de Miami, nos Estados Unidos.

Segundo o Ponta Porã Digital, uma audiência foi realizada esta semana com o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, no Palácio do Governo, em Assunção. O encontro contou com a presença do prefeito Ludimar Novais, do presidente da União Nacional das Instituições de Ensino Superior do Brasil (UNIESP), Fernando Costa; do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, João Maria Lós, e do seu vice-presidente, Paschoal Carmello Leandro.

De acordo com o presidente da Uniesp, o projeto foi elaborado única e exclusivamente para formar profissionais na área da saúde. “Estamos trabalhando para implantar uma universidade através de parceria com o Brasil, Paraguai e Unidade de Miami, nos Estados Unidos. Hoje já temos uma faculdade em Ponta Porã e queremos no novo campus da fronteira implantar os cursos de medicina, odontologia e enfermagem, cujo curriculum desses cursos obedecerá às diretrizes da academia americana de ensino”, ressaltou. Ele informou que o projeto prevê a construção do campus, de um centro de pesquisa e um Hospital Universitário, tudo orçado em cerca de US$ 250 milhões, valor equivalente a cerca de R$ 785 milhões.

Fernando Costa apresentou o projeto para o presidente do Paraguai, Horácio Cartes. “O presidente gostou muito do projeto que terá seu foco voltado não apenas para a formação de profissionais, mas para o desenvolvimento de atividades na área social, atuando com uma medicina comunitária, beneficiando dessa forma as comunidades tanto de Ponta Porã quanto de Pedro Juan Caballero”, disse.

O presidente do Paraguai nomeou uma comissão que juntos com os técnicos da Uniesp já estão trabalhando para a instalação da universidade. “Precisávamos do instrumento legal para desenvolver o projeto obedecendo às leis que regem o Paraguai. E foi justamente neste sentido que viajamos até Assunção acompanhados o presidente e do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

O prefeito Ludimar Novais que acompanhou o presidente da Uniesp na audiência com o presidente do Paraguai, disse que a agenda foi bastante positiva. “O presidente Horácio Cartes sempre demonstrou um carinho especial com a fronteira, ouviu as explanações e gostou do projeto apresentado. Ele, inclusive, já nomeou uma comissão de técnicos do Paraguai que vai acompanhar todo o desenvolvimento do projeto”, disse.