(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é oficializada

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, proposta pelo deputado estadual Renato Câmara, foi oficializada hoje (18/9) na Assembleia Legislativa, com assinatura do termo de compromisso dos parlamentares e representantes de órgãos e instituições que compõem o grupo. O objetivo da Frente é proporcionar espaço para implementação de políticas públicas que garantam a cidadania aos idosos. Prestigiaram a iniciativa, idosos de várias cidades do estado.

A solenidade marcou o lançamento oficial da Frente que fica instituída até dezembro de 2018. Assinaram o termo de posse representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitas da Pessoa Idosa (CEDPI), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social
(COEGEMAS), Promotoria de Justiça do Idoso, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Departamento de Trânsito (Detran), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), secretaria de Estado, Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI), Agência Estadual de Habitação Popular, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Junto com o deputado Renato Câmara, coordenador da Frente, participam os parlamentares Angelo Guerreiro, Antonieta Amorim, Beto Pereira, João Grandão e Marcio Fernandes.

Idosos de várias cidades do estado prestigiaram o lançamento da Frente reconhecendo a importância da iniciativa e de que há muito a se fazer por eles, “é um avanço para as pessoas idosas de Mato Grosso do Sul, nos sentimos mais esperançosos sabendo que tem pessoas lutando pelos nossos direitos porque tem muita coisa que precisa melhorar. A maioria de nós vive com um salário mínimo e o valor que gastamos com os remédios acaba com o salário e o idoso precisa comer, precisa vestir, precisa de lazer”, fala dona Isa Eva Vasquez de 60 anos.

Leia  WTM Latin America unindo países e apresentando Porto Murtinho ao mundo

O representante da UFMS, Eduardo Ramires, ressaltou que uma das principais lutas da Frente deve ser a de ressignificar o conceito de envelhecimento que hoje é sinônimo de limitações e esquecimento. Também lembrou que esse é um problema de todos “estamos lutando por causa própria. Daqui a alguns anos nós estaremos na terceira idade, a luta de hoje também é por nós”.

O prefeito de Ivinhema Elder Uilson (Tuta), que representou a Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), falou do comprometimento de Renato Câmara pela Terceira Idade “essa não foi a primeira iniciativa do deputado Renato para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Em seus dois mandatos como prefeito desempenhou vários trabalhos para garantir o bem-estar dessas pessoas. É um orgulho para nossa cidade tê-lo na Assembleia Legislativa e, agora, a frente desse grupo”.

Renato Câmara falou de suas intenções ao propor a Frente, “esse grupo é um espaço para apresentar ações, trabalhos, projetos que possam implementar as políticas públicas específicas para as pessoas a cima dos 60 anos. A população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado, os idosos já representam 14% dos cidadãos e a preocupação com eles deve ir além do fator previdenciário. Garantir acesso a saúde, emprego, lazer, ao direito de ir e vir é fundamental, principalmente para uma sociedade que caminha para a inversão na pirâmide etária”.

A primeira reunião entre os membros da Frente Parlamentar em Defesa do Direito da Pessoa Idosa deve acon­tecer já no próximo mês.

Assessoria de imprensa – Foto: Toninho Souza