(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Frente Parlamentar em defesa da pessoa Idosa apresenta Plano de trabalho .Foto: Toninho Souza

A primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada nesta quinta-feira (24/9) no plenarinho deputado Nelito Câmara na Assembleia Legislativa. A sessão teve a aprovação do regimento interno da Frente, apresentação do plano de trabalho, votação do conselho executivo e a definição calendário de reuniões.

Para alcançar o objetivo de contribuir com ações concretas voltadas aos idosos foi elaborada uma metodologia de trabalho que divide as ações da Frente Parlamentar em seis fases. As três fases iniciais que serão desenvolvidas neste primeiro momento tem como principal objetivo realizar audiências públicas sobre a temática nas principais cidades do estado, incentivar a criação de Frentes Parlamentares em âmbito municipal e aprovar propostas que atendam as demandas identificadas nas ações. Na segunda etapa também são previstas três fases que compreendem visitas em locais de interesse, como entidades que trabalham com a terceira idade, e principalmente o acompanhamento da execução das proposições aprovadas.

O deputado Renato Câmara, idealizador e coordenador da Frente ressalta o interesse em ações concretas, “a Frente Parlamentar nos dá a oportunidade e, acima de tudo, o dever de acompanhar a execução daquilo que for proposto e aprovado aqui. O plano de trabalho foi desenvolvido para cumprir nosso principal objetivo que é deixar um legado palpável para a sociedade. Queremos ações concretas e vamos articular com os órgãos competentes a real execução das políticas que vamos implementar”.

O assessor jurídico, Murilo Godoy, destacou os benefícios que a Frente Parlamentar oferece para as proposições individuais dos parlamentares “os deputados que compõem a Frente têm a oportunidade de quando elaborarem seus projetos individuais voltados para a pessoa idosa discuti-los aqui com as instituições que compõem o grupo, é uma maneira de aprimorá-lo”.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

A deputada Antonieta Amorim destacou a importância de colocar em práticas as políticas existentes “nós queremos que a realidade da população idosa seja próxima daquilo que está no Estatuto do Idoso, esse é nosso sonho”. O deputado Beto Pereira lembrou das leis que não são cumpridas “temos o caso da lei do estacionamento que reserva vagas apenas para idosos, mas elas muitas vezes não são respeitadas. Juntos, temos que cobrar executivo e do judiciário que as leis sejam eficazes e essa Frente abre espaço para fazermos isso, vamos contribuir e avançar muito”. O deputado Ângelo Guerreiro afirmou se compromisso com a frente, “agradeço muito o convite de participar desse grupo de pessoas tão empenhado em fazer a diferença. Me coloco a disposição para contribuir com o trabalho”.

O conselho executivo da Frente Parlamentar foi votado durante a reunião e ficou definido como coordenador-presidente o deputado Renato Câmara, vice-presidente deputado Ângelo Guerreiro, segundo vice-presidente deputado Beto Pereira e como secretária deputada Antonieta Amorim. A frente ainda conta com a participação do deputado João Grandão e Marcio Fernandes. Ficou decidido que o conselho consultivo será composto por quatro membros efetivos e quatro titulares que serão definidos na próxima reunião.

A Frente Parlamentar tem como objetivo discutir, propor e ampliar projetos em conjunto com as instituições, órgãos, entidades e sociedade civil em geral, atuando para proporcionar a garantia dos direitos da pessoa idosa sul-mato-grossense. A Frente parlamentar foi oficialmente instituída no dia 19 de agosto deste ano e tem duração até 31 de dezembro de 2018.

Cláudia Camargo – foto: Toninho Souza