(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Fórum de RH é canal de interação com a indústria O 2º Fórum RH Indústria 2015 – A Discussão que a Indústria Precisa, promovido pelo IEL, com o apoio do CRT (Conselho Temático Permanente de Relações de Trabalho) da Fiems, nesta quinta-feira (02/07), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), serviu para debater assuntos que impactam na produtividade e competitividade das empresas.

O superintendente do IEL, José Fernando Amaral, ressaltou o trabalho da entidade voltado para o desenvolvimento humano é boas práticas de gestão e melhorias de processos. Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, o Fórum aproxima o Sistema Fiems do principal cliente, que é a indústria. “Dessa forma, é possível prospectar as demandas e formular soluções em conjunto”, pontuou.

O presidente do CRT da Fiems, Altair da Graça Cruz, que também marcou presença no evento, ressaltou a importância de criar um ambiente favorável para discussões. “Acredito que o Fórum será muito positivo para todos, uma vez que é voltado para o setor de recursos humanos das indústrias”, afirmou.

Durante a programação, o gerente de qualidade de vida do Sesi Nacional, Gustavo Nicolai, ministrou palestra sobre o tema e-social. Ele destacou que a implantação do e-social é um desafio de alta complexidade e grande transparência que vai impactar nas empresas como um todo, implicando em uma necessidade de transformação cultural, planejamento, revisão de processos e saneamento de dados.

Como exemplo, o especialista citou a necessidade de maior controle nas informações a serem repassadas e que podem gerar multa. “Quando um trabalhador troca o seu turno e isso não é informado, gera-se multa, ou seja, será  preciso uma transformação na cultura da empresa que não está acostumada com esse controle mais rigoroso”, declarou.

Já o desembargador federal do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Amaury Rodrigues Pinto Júnior, falou sobre a terceirização, um tema polêmico das relações de trabalho, principalmente, no que diz respeito à aplicação da Súmula 331 do TST (Tribunal Superior do Trabalho). “A questão ainda é dúbia na jurisprudência, porque não se identifica o que é atividade meio e o que se caracteriza como atividade fim”, comentou.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

A programação contou ainda com a apresentação do Programa de Desenvolvimento de Liderança – PDL adorada pela empresa BT Call Center, com a gerente de Desenvolvimento de Pessoas, Cássia Dias Ribeiro da Silva e a apresentação do Programa de Sustentabilidade Prática na Indústria pela Real H com o diretor técnico Mário Renck Real.

A coordenadora de recursos humanos da Soprano Eletrometalúrgica Hidráulica, Edineia da Silva Lima, destacou que o encontro é válido, pois discute temas do dia a dia e muitas vezes ajudam a tirar dúvidas. “São temas da atualidade e que podem causar grande impacto no nosso trabalho, portanto esse conhecimento é de grande valia”, disse.

Ilma Pereira dos Santos, da JC Soluções RH, também foi buscar conhecimento no Fórum RH Indústria. “O e-social é uma novidade que vem por aí e deve impactar diretamente nas empresas. Pelo que foi visto deve incidir algumas multas caso a empresa não tenha maior rigor na sua gestão. Por isso, a importância de entender esse processo”, falou.

Reportagem – Daniel Pedra