(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
O comando regional do PSDB deve anunciar em breve a adesão do prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, eleito pelo PR, atingindo assim o mesmo número – 14–  de municípios controlados pelo PT, um de seus principais adversários em Mato Grosso do Sul.
A adesão de Rosalin ao PSDB foi revelada na noite de ontem pelo secretário Sérgio de Paula (Casa Civil), principal articulador político do governo, em entrevista exclusiva ao site Conjuntura Online.
Liderado pelo governador Reinaldo Azambuja, o partido também pode ter em seus quadros o ex-prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, pré-candidato ao cargo no próximo pleito.
Ruiter tem audiência marcada com Sérgio de Paula nesta sexta-feira, para discutir o processo sucessório em Corumbá, uma vez que seu desejo é enfrentar o atual prefeito Paulo Duarte (PT) nas eleições de 2016 com o apoio de Reinaldo Azambuja.
A meta da cúpula tucana, segundo Sérgio de Paula, é conquistar o maior número de prefeituras e eleger vários vereadores nas eleições municipais do ano que vem.
Há dias, o PSDB ampliou o número de prefeitos, passando dos 11 eleitos para 13 com o anúncio das filiações de Cacildo Pereira (Santa Rita do Pardo) e Yuri Valeis (Sonora), egressos do PRP e do PR.
Agora com 14 prefeitos, com a adesão de Rogério Rosalin, o PSDB começa a ganhar mais musculatura em torno do fortalecimento de suas bases eleitorais visando a campanha do ano que vem, em Campo Grande e no interior do Estado.
Pelo que o partido projeta, essas adesões são apenas as primeiras de uma série que a cúpula regional pretende oficializar até setembro deste ano – data-limite de filiação estabelecida pela legislação eleitoral para quem deseja postular cargos eletivos em 2016.
Apesar de manter a cautela em torno das discussões sobre a disputa do ano que vem, os principais dirigentes da legenda se articulam para vencer as eleições em cidades estratégicas, incluindo a Capital, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã.
A vice-governadora Rose Modesto é uma das opções do PSDB para disputar a sucessão do prefeito Gilmar Olarte (PP), assim como o ex-deputado federal Marçal Filho pode representar o grupo em Dourados; Ruiter, em Corumbá, e o deputado estadual Ângelo Guerreiro, em Três Lagoas.
Novas filiações nos quadros tucanos devem ser anunciadas durante a convenção que o partido fará em Campo Grande no próximo dia 20 para escolher os novos membros do diretório regional.
Antes dessas adesões, o PSDB contava com os prefeitos Silas José da Silva (Água Clara), Luiz Antonio Milhorança (Angélica), Pedro Caravina (Bataguassu), Alberto Luiz Sãoverso (Batayporã), Júnior Vasconcelos (Fátima do Sul), Roberto Arcoverde (Iguatemi), Ricardo Favaro Neto (Itaquiraí), Juvenal Neto (Nova Alvorada do Sul), José Domingues Ramos, o Zé Cabelo (Ribas do Rio Pardo), Ari Basso (Sidrolândia) e Roberto Almeida (Taquarussu).
CONFRONTO
A previsão é que a campanha do próximo ano envolva muitas negociações e deva ocorrer por um confronto direto entre PSDB e PMDB, que também já deu início as conversações em torno da indicação de seu representante no pleito.
Fragmentado após a derrota para o governo em 2014, o PMDB ainda não tem uma definição sobre o seu candidato a prefeito na Capital e corre o risco de ficar sem o deputado estadual Marquinhos Trad — campeão de votos em 2014, que deseja disputar a Prefeitura por outro partido.
No PT, o deputado federal Zeca do PT e o deputado estadual Pedro Kemp manifestaram o interesse pelo cargo, mas ainda dependem de entendimentos dentro do partido em torno de um consenso.
Willams Araújo