(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
????????

Fiems recebe oficiais do Exército e apresenta fatores de desenvolvimento industrial

Uma comitiva do Exército Brasileiro, formada por oficiais superiores e alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, participou, nesta quinta-feira (03/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), de uma apresentação do perfil industrial de Mato Grosso do Sul feita por técnicos do Sistema Fiems. O evento faz parte da viagem de estudos estratégicos realizados no Estado para conhecer a atual situação econômica sul-mato-grossense e suas perspectivas.

 O diretor de gestão estratégica do Sistema Fiems, Rodrigo Benavides, destacou a atuação no apoio a competitividade das indústrias e falou da questão da logística, citando o Projeto Centro-Oeste Competitivo, que fez o levantamento dos modais de transporte para verificar as necessidades de melhorias para facilitar a infraestrutura da região. “A Fiems atua na melhoria em qualidade, agilidade, eficiência e impacto com desafios da indústria”, pontuou.

Já o coordenador da unidade de economia, estudos e pesquisas do Sistema Fiems, Ezequiel Martins, disse que a estimativa do PIB Industrial do Estado para este ano é de R$ 13,8 bilhões. “Atualmente a indústria ocupa o 2º lugar em geração de riqueza e fica atrás apenas do setor de serviço. A indústria é responsável por quase 22% do PIB de Mato Grosso do Sul”, falou.

O presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, também participou do evento. “É importante conhecer a capacidade da nossa economia pujante. Uma oportunidade de conhecer o Estado como um todo e entender a dinâmica, particularmente aqui que é uma área importante quando se refere à defesa”, disse.

 Segundo o tenente-coronel do Exército Josias Pedrotti da Rosa, a comitiva precisa de informações econômicas do Estado para elaborar uma visão estratégica do País, que vai auxiliar nas atividades que desenvolverão no futuro como assessores de auto nível. “Visitamos Nioaque, Jardim, Dourados e Ponta Porã, além do Governo do Estado. Agora estamos passando pelas entidades representativas do setor produtivo e terminaremos no Comando Militar do Oeste (CMO)”, disse.

Leia  Em MS, nove prefeituras são premiadas por projetos inovadores

O tenente-coronel do Exército Tulio Endres destacou que a viagem de estudos estratégicos do Curso de Comando Estado Maior do Exército tem como objetivo conhecer um pouco da dinâmica do Estado, tanto na parte política, como na econômica, aspectos militares, psicossociais, científicos e tecnológicos. “Por isso, consideramos essas apresentações como oportunidades de coletar as informações necessárias para a elaboração dos nossos estudos estratégicos”, finalizou.

Reportagem -Daniel Pedra