(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Expobel

Expobel 2015: Produtores reivindicam e Reinaldo Azambuja assume compromisso. Foto. Ademir Mendonça

A abertura da 44ª Expobel foi marcada por reivindicações da classe produtora e por compromissos assumidos pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A cerimônia aconteceu na sexta-feira (17), no Parque de Exposições Rio Apa, em Bela Vista-MS.

Em seu discurso, o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro de Almeida, mencionou o descaso do ex-governador do estado, André Puccinelli, com a região. Segundo ele, as rodovias estaduais por onde escoa a produção do município ficaram abandonadas, sem manutenção e os produtores consertavam as estradas com recursos e equipamentos próprios.  

Para Marcelo Loureiro, a região só não foi esquecida totalmente pelo ex-governador porque sua administração deixou a herança do chip eletrônico, um sistema que monitora a saúde e o trânsito de animais no estado. O chip eletrônico é uma medida obrigatória que deve ser implantada nos 13 municípios que fazem parte da Zona de Alta Vigilância (ZAV), com vacinação. “O chip é um sistema que não funciona e foi elaborado sem a participação dos produtores e entidades representativas. Esse é o Aquário do Pantanal da fronteira, um verdadeiro abacaxi. Nós, de Bela Vista, estamos resistentes à adoção do sistema eletrônico, uma vez que o mesmo vem causando grandes transtornos nos municípios onde foi implantado.”

Além disso, Marcelo Loureiro destacou a importância das feiras agropecuárias para a economia do estado e falou das dificuldades que os sindicatos rurais que realizam feiras têm em promover esse tipo de evento. O presidente propôs a criação de Comissão Estadual de Feiras Agropecuárias e a Esportes do Meio Rural (rodeios e laçadas). “Com a Comissão, estaremos organizados e respaldados de argumentos para reivindicarmos aos poderes públicos a viabilização de recursos aos sindicatos rurais para a promoção de feiras, exposições, laçadas e rodeios. Essa é uma pauta que precisa ser amadurecida e discutida.”

O governador Reinaldo Azambuja, que prestigiou o evento e inaugurou obras urbanas no município, assumiu o compromisso de atender as reivindicações dos produtores e falou das ações do governo específicas para o setor rural. “A redução do ICMS do diesel para 12% é uma das medidas do nosso governo voltada para o setor produtivo. Vai beneficiar não só o segmento rural, mas o setor de transporte, indústria e comércio.”

 De acordo com Azambuja, o estado assinou 17 contratos com empresas terceirizadas que farão a recuperação das rodovias estaduais, pavimentadas e não pavimentadas. “Estamos reestruturando a Agesul [Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos] para que a mesma possa ser parceira das prefeituras no que se refere a manutenção das estradas.

Sobre a ZAV [Zona de Alta Vigilância], o governo vai apresentar nova proposta voltada para os 13 municípios que fazem parte da ZAV. A proposta já foi aprovada pelo Mapa [Ministério da Agricultura Pecuária de Abastecimento] e vai ser discutida junto a classe. “O governo faz sua parte. Entretanto, é preciso que os produtores ajudem a coibir o contrabando de gado na região de fronteira. Já estamos há 10 anos sem nenhum caso de febre aftosa, mas é preciso que o produtor tenha consciência e ajude a fortalecer a pecuária do Brasil.”

Reinaldo Azambuja fez um apelo no combate à corrupção. “A sociedade precisa ajudar a fiscalizar os recursos públicos. Precisamos acabar com esse mal que está acabando com o país.”

O governo do estado deve lançar este ano, o portal da transparência e um programa de recuperação de pastagens. “Nosso política é gastar menos com o governo e investir na população”, disse.

A Expobel 2015 vai até o dia 26 de julho e tem variada programação de shows, leilões, julgamento de raças, rodeio e bailes. Os convite do show do Loubet, que acontece no domingo (20) estão à venda no Posto da Barão. O valor é de R$ 40,00.

Informações pelo telefone (67) 3439-1460. A programação da Expobel está disponível no site:www.sindicatoruraldebelavista.com.br  

Reportagem – Laura Chudecki