(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Encontro Corredor Rodoviário Bioceânico: turismo em foco

Na manhã de quinta-feira (13), ministros, Reitores, assessores, professores e pesquisadores se reuniram para o “Encontro Corredor Rodoviário Bioceânico: turismo em foco”, que acontece na UFMS. O evento coordenado pela UniRila (Rede de Universidades que compõem a Rota de Integração Latino-Americana) pretende discutir e alinhar ações destinadas ao fomento da atividade turística no âmbito do Corredor.

À frente da coordenação da UniRila, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está apoiando o evento e participa das discussões. Para o Reitor da UEMS, professor Fábio Edir dos Santos Costa, o evento é muito importante para que seja fortalecida a cooperação entre as Universidades dos quatro países envolvidos, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. “As nossas Universidades estão se preparando, a ambiência esta pronta, saber como fazer, nós sabemos. A cooperação entre as Universidades nos estudos, principalmente, nessa área que tratamos hoje, que é o Turismo, trará parâmetros corretos para aplicação de recursos e desenvolvimento da região que contempla a Rota de Integração Latino-Americana”, afirmou Fábio Edir dos Santos Costa.

A abertura do evento contou com a presença do Coordenador-Geral de Assuntos Econômicos da América do Sul, do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, o embaixador do Chile, Fernando Mariano Schimidt Ariztía, o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine e pesquisadores. “Esse evento é um espaço aberto para construção coletiva. Nenhum objetivo é alcançado sem a cooperação de cada um de nós, principalmente quando tratamos de Turismo”, disse o coordenador do evento, Erick Wilke, coordenador do curso de Turismo da UFMS.

Porto Murtinho

O prefeito de Murtinho Derlei Delevatti (PSDB), se presente com o secretário municipal de finanças e Planejamentos Carlos Alberto Heyn e da Turismologa do município Anne Ovelar Oliveira.

O prefeito de Murtinho naquele encontro enalteceu que Murtinho e Carmelo Peralta – PY será a porta de entrada e principal interligação entre a região mais seco do mundo que compreende a Cordilheira dos Andes, Deserto do Atacama, Geiseres e picos vulcânicas com a região mais úmida como o Pantanal de Murtinho ligando com o Circuito das Águas Cristalinas da Serra de Bodoquena que compreende Jardim, Bonito e Bodoquena.

As comitivas do corredor que abrange são Brasil, Paraguai, Argentina e Chile se fizeram presentes no evento muito importante.