(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Em reunião com Dilma e governadores, Rose pede pacto federativo para combate à violência

Em reunião que terminou há pouco, em Brasília (DF), com a presidenta Dilma Rousseff e todos os governadores do país, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, representando o governador, Reinaldo Azambuja, declarou que o encontro foi fundamental para pontuar e defender interesses do povo brasileiro e não apenas partidários. Os governadores reforçaram a defesa do combate à crise econômica com foco na preservação de empregos, crescimento e fortalecimento dos estados e municípios.

Especificamente para Mato Grosso do Sul, a vice-governadora solicitou à presidenta  atenção especial para a questão da segurança na fronteira. “Levei as considerações sobre a região de fronteira. É de extrema importância que seja realizado um pacto federativo para tratar desse assunto e estabelecer metas para a redução da criminalidade nessas regiões.  É por lá que entram os entorpecentes, há contrabando, tráfico de pessoas, enfim, como estado em região de fronteira precisamos ser protagonistas nas reivindicações. Precisamos de medidas urgentes e que isso seja pactuado com os ostros estados e assim, efetivamente, os índices de criminalidade comecem a cair e gerem impacto positivo na vida das pessoas ”, descreveu  vice-governadora que também é secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

A reivindicação da vice-governadora transformou-se em agenda entre o secretário de Justiça e Segurança Pública em Mato Grosso do Sul, Silvio Maluf, com o ministro da respectiva pasta, José Eduardo Cardozo.

ICMS

No último dia 14, o Governo Federal publicou Medida Provisória que cria o Fundo de Compensação e Desenvolvimento Regional para os Estados e o Fundo de Auxílio à Convergência das  Alíquotas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias. A proposta serve para compensar os estados que perderem com a possível unificação do ICMS, mas não garante a manutenção dos fundos pela Constituição.  “O governo federal quer a repatriação de recursos para cobrir prejuízos dos estados perdedores do ICMS, mas o que defendemos com os governadores do PSDB é constitucionalizar essa posição criando um fundo como uma proposta de emenda constitucional. Essa repatriação é que gera insegurança.”, descreveu.

Leia  Paulo Corrêa manifesta solidariedade à prefeita e vereadora vítimas de violência política em MS

Outros assuntos ainda foram tratados como a restituição da Lei Kandir “que vem sendo protelada e que Mato Grosso do Sul necessita”, citou a vice-governadora. Outra reivindicação na reunião em Brasília é de que seja sancionado projeto de lei para ampliar  a utilização de depósitos judiciais em que são partes a União, os Estados e os municípios para o pagamento de precatórios. “O que deve acontecer até o próximo dia 5, segundo a presidenta nos posicionou”, citou a vice-governadora. “Entendemos a situação do Brasil e vamos trabalhar para vencermos essa crise, mas a União também precisa assumir essa conta”, finalizou.

Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)