(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
S

Em Miranda, Subsecretaria Indígena levanta demandas que nortearão ações nas aldeias

Miranda (MS) – Em continuidade a série de visitas em aldeias indígenas de todo o Estado, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, percorreu, no último sábado (26) e domingo (27), quatro aldeias do município de Miranda, distante 199 quilômetros da Capital. Entre as demandas levantadas e que servirão de subsídio para o Plano Plurianual (PPA) da área e do Plano Estadual Indígena, lançado em abril deste ano, está a melhoria no escoamento da produção agrícola do povo Terena, sendo essa culturalmente uma das principais vocações da etnia.

De acordo com a subsecretária da pasta, Silvana Dias, a ação em Miranda, que contou com o apoio do coordenador da Casa Civil na região, Gerson Prata, deve ser continuada nos próximos meses. “Percorremos nesse primeiro momento quatro aldeias e voltaremos ao município para ouvir as demais. As ações do Governo do Estado, representado pela subsecretaria serão pautadas nas demandas que vêm das aldeias, ouvindo os caciques, que estão sendo recadastrados, e a população”, afirmou.

Na Aldeia Cachoeirinha, uma das maiores da região com mais de 3,5 mil habitantes, o cacique Marco de Arruda, apresentou as necessidades de sua comunidade, tendo como maior foco o apoio na produção agrícola, escoamento da produção e suplementos. “Nossa produção é boa, mas alguns problemas, como operadores de trator e máquinas em bom estado, dificultam o comércio e maior geração de renda na aldeia. É muito importante, com a presença da subsecretária, discutirmos isso e demais soluções”, destacou. Questões semelhantes também foram levantas na Aldeia Lalima, representada pelo cacique João da Silva e na Aldeia Moreira, representada pelo cacique Olício da Silva.

Leia  Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque

O cacique Antônio Marcos, da Aldeia Passarinho, representante de mais de 2 mil habitantes, acredita que as ações do Governo do Estado voltadas para a população indígena obterão grande sucesso com o processo de participação efetiva das lideranças. “Muito importante para a comunidade essa presença e ainda nos inspira para melhorar mais nossos projetos e ações dentro das aldeias”, disse. Uma das questões levantadas na aldeia também foi a reorganização da rede de abastecimento de água, visando o atendimento de mais famílias, pauta essa que de acordo com Silvana Dias, será encaminhada com a empresa de saneamento e água.

As aldeias Lagoinha, Babauçu, Morrinho, Argola e Mãe Terra, todas em Miranda, também receberão a equipe da Subsecretaria, nas próximas semanas.

Indígenas em Miranda – De acordo com o IBGE, o município de Miranda aparece, no último Censo (2010), com uma população de 6.475 indígenas, formando a segunda maior do Estado, atrás apenas de Amambai com 7.225. A etnia predominante no munícipio é a dos Terena, que manejam a terra e ainda se dedicam a produção de artesanatos, que são vendidos na Centro Referencial da Cultura Terena localizada próxima ao centro da cidade.

Subsecretaria

Implantada na gestão atual, a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena representa um grande avanço para os mais de 75 mil índios de MS, de acordo com o IBGE, contemplando em seu quadro administrativo indígenas das 8 etnias existentes no Estado, englobando assim as 74 tribos de forma igualitária.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria de comunicação Vice-Governadoria e Sedhast)