(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Chuva intensa desde a madrugada em Dourados, que causou transtornos para os deslocamentos nessa manhã,beneficiou as lavouras de milho safrinha, gerando riquezas no campo.

Muita água no caminho foi o que os Douradenses encontraram nesse manhã nas ruas. E foi muita água mesmo… em aproximadamente 3 horas e 15 minutos, ao longo dessa manhã de terça-feira, 12 de março, choveu cerca de 35mm em Dourados, segundo dados Guia Clima (Clique aqui), da Embrapa Agropecuária Oeste.

Deve-se destacar que essa chuva contribui para o desenvolvimento satisfatório do milho safrinha, pois aumentará a água disponível no solo, ou seja, a quantidade hídrica que pode ser absorvida pelo sistema radicular das plantas, que atualmente está em 65%.

A chuva também impactou os termômetros da região, que segundo dados do Guia Clima, registraram 21ºC, às 8h29. Uma queda de quase 10ºC na temperatura quando comparado com o horário mais quente do dia de ontem, que foi de 29.4ºC, às 9h45.

Até ontem(11/3),a chuva mensal acumulada,desde o dia 1º março,era de 17.6 mm. Com essa chuva de hoje, registrada até o momento, a chuva mensal acumulada já supera 50 mm. Assim, provavelmente, achuva de março deste ano irá superar à média de 40 anos da região de Dourados, 139 mm.

Em Rio Brilhante, também choveu bastante, cerca de 20 mm, somente hoje, porém o auge da chuva foi as 4h da madrugada, com registro de 9.2mm. Em Ivinhema, não houve registro de chuvas.

Previsão do tempo – Segundo dados do CPTEC/INPE, até segunda-feira, 18 de março, a previsão é de aguaceiros, com trovoadas. Com chuvas de no máximo de 20 mm,na sexta e sábado. Nos demais dias, as chuvas serão amenas, pois deve chover no máximo 10 mm, podendo inclusive não acontecerem. A temperatura ao longo dos próximos dias segue oscilando entre 30ºC e 22ºC, considerado normal para essa época que tem média de temperatura de 24.8ºC (Clique aqui).

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

APP Guia Clima – Quer ter os dados agrometeorológicos de Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema na palma da mão. Tudo muito simples, gratuito e disponível para sistema Android. Baixe o aplicativo APP Guia Clima (Clique Aqui).

O APP é uma adaptação da versão desktop do Guia Clima que disponibiliza dados on-line para dispositivos móveis no sistema Android. Por meio do APP Guia Clima, o usuário tem acesso ao sistema de monitoramento agroclimático que apresenta informações por meio de base de dados na internet, atualizadas em tempo real, a cada 15 minutos.Saiba mais sobre o APP Guia Clima (Clique aqui).

Christiane Congro Comas