(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Governador Reinaldo Azambuja.

Iniciativa foi aberta oficialmente nesta terça-feira, com capacitações e atendimento especializado a empreendedores da região

Com a proposta de criar oportunidades e fomentar a competitividade dos pequenos negócios, a Rota do Desenvolvimento chegou nesta terça-feira (15) a Coxim trazendo palestras, workshops e debates voltados para a vocação da Região Norte. A abertura ocorreu no início da tarde, na sede do Sebrae no município, e contou com equipes do Sistema S, poder público, empresários, instituições e setor produtivo.

 

“A proposta da Rota do Desenvolvimento é trazer o conhecimento, o diálogo, e principalmente oportunidades. É momento de considerar a situação do País, a crise internacional, mas sempre tendo em mente algo novo a ser proposto; afinal é na crise que o dinheiro muda de mão. Quem estiver qualificado, buscando conhecimento, pode melhorar e fazer com que seu negócio cresça. Enquanto alguns choram, outros vendem lenços. É hora de formalizar, planejar, sentar e desenvolver propostas, desenhar o futuro, e o Sebrae está aqui para ajudar junto com todo o Sistemas S”, destaca o superintendente do Sebrae em MS, Cláudio Mendonça.

O evento tem foco nos pequenos negócios que representam 98% das empresas do Estado, geraram mais de 280 mil empregos, a uma massa salarial de mais de R$ 1,5 milhão, apresentando o PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios) como alternativa para criar um ambiente favorável à promoção de negócios a este segmento, sendo um instrumento estratégico para promover o desenvolvimento econômico sustentável.

“É preciso fortalecer os pequenos negócios, assegurar a sustentabilidade e reunir esforços para garantir o crescimento e desenvolvimento regional e do Estado. O compromisso é de todos nós e o futuro depende das atitudes que tivermos hoje”, alerta o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Edison Araújo.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

O governador Reinaldo Azambuja, que esteve presente na solenidade de abertura do evento em Coxim, pontuou que o objetivo deste programa que nasceu em seu projeto de governo é criar o ambiente ideal, discutir as potencialidades locais, combater dificuldades que impedem o desenvolvimento da região norte de MS, e principalmente discutir uma nova lei de incentivos fiscais para compensar as regiões.

“Temos muitas belezas naturais na região e precisamos, portanto, realçar os nossos atrativos. O Pantanal pode ser explorado, respeitando suas limitações, e pode contribuir tanto no setor produtivo como no turismo. Não tenho dúvidas que a Rota do Desenvolvimento é uma chance de difundir o que temos de bom”, destaca o governador.

Opções a diversos setores e desburocratização

Opções a diversos setores e desburocratização

A iniciativa vai oferecer nos seus quatro dias de duração mais de 200 atividades relacionadas ao varejo, ao setor de serviços, alimentação, minimercados e mercearias, salões de beleza e setor rural, com destaque à área de hortifrutigranjeiros, apicultura, leite e piscicultura. A programação inclui também ações para quem quer investir ou já é do setor de turismo.

“São ações simples, voltadas para capacitação, melhoria e orientação dos pequenos empresários que farão toda a diferença, principalmente quando se propõem incentivos diferenciados”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

A capacitação associada à desburocratização é um grande passo na opinião do prefeito de Coxim, Aluízio São José, pois, segundo ele, “a região norte do estado sempre aguardou esse olhar diferenciado no qual fosse possível equalizar investimentos importantes e estratégicos, que não apresentassem riscos ao Pantanal”; desenvolvendo setores de aptidão.

“Vamos começar de fato um trabalho de desenvolvimento, principalmente após capacitações como estas, após debates que promoverão o amadurecimento de todos. Não é porque estamos em crise que podemos ficar parados; temos que buscar novos negócios. Esse projeto é um desafio, mas já em seu lançamento teve casa cheia, comprovando seu sucesso” comemora a gerente do Sebrae Regional Norte, Luzicarla Softov.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

A Rota do Desenvolvimento traz clínicas tecnológicas, oficinas, informações de crédito, atendimento para abertura e regularização de empresas, entre outras atividades; com destaque para a palestra do empreendedorismo feminino que acontece nesta quarta-feira, dia 16, com a presença da diretora técnica do Sebrae, Maristela França, e a palestra magna com Samy Dana, sobre os impactos e oportunidades da economia (dia 17); ambas com início às 19 horas.

A programação completa do evento encontra-se disponível no sitewww.rotadodesenvolvimentoms.com.br