(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul é um dos primeiros entre os Estados da Federação a entregar os documentos para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que tem a função de organizar e promover políticas de igualdade racial. Esse resultado positivo é fruto de reunião ocorrida na quarta-feira (17), em Brasília, do subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Carlos Versoza, com a ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.

Como o estado já possuí instalada a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Subpirc), que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e formulação de plano específico, o ingresso no sistema se dá como nível intermediário em ascensão para nível pleno, o que garante ainda mais recursos.

De acordo com o subsecretário, que esteve na capital federal juntamente com a coordenadora da pasta, Lecir Marques, a adesão do estado ao Sinapir irá representar um ganho real para a efetivação da política de igualdade racial, possibilitando, por exemplo, a implantação de coordenadorias nos municípios e a realização de cursos de capacitação em comunidades quilombolas.

“Fomos até a reunião com a ministra com uma expectativa e voltamos com ótimos resultados. A inclusão de nosso Estado no Sinapir irá representar um avanço no trabalho que já executamos aqui. Inclusive, essa ação já desenvolvida em nosso território, foi alvo de elogios por parte da ministra que pode conhecer e ainda se comprometeu a vir ao Mato Grosso do Sul para apoiar ainda mais nossos projetos”, ressaltou.

Dentro do plano de ação da Subpirc está prevista para a próxima terça-feira (23), às 16 horas, na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), reunião com 20 prefeitos que sinalizaram a intenção de instalação de coordenadorias de Igualdade Racial em seus municípios.

Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast) – Foto: Ascom Seppir