(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Em Bonito, Renato Câmara homenageia pioneiros da Família Mattos

Reconhecer a importância das famílias pioneiras da Grande Dourados, uma das regiões mais importantes economicamente e culturalmente de Mato Grosso do Sul. É com esse propósito que o deputado Renato Câmara (MDB) homenageou neste sábado (2), com entrega de moções de congratulação, diversos integrantes e pioneiros da Família Mattos. As honrarias foram entregues em Bonito, durante mais uma edição do tradicional encontro familiar realizado anualmente pela Amattos (Associação da Família Mattos).

O encontro, realizado pela primeira vez em Bonito, reuniu descendentes da família de 15 municípios de Mato Grosso do Sul. Em sua 30ª edição, a festa teve o objetivo de aproximar os parentes dos diferentes troncos e reunir gerações num ambiente de alegria e lembranças.

Os encontros acontecem cada ano em uma cidade. Dourados sediou a maioria dos eventos, que também já foram realizados em São Luiz Gonzaga (RS) – berço da família Mattos -, em Campo Grande, Ponta Porã, Cuiabá (MT) e San Ignácio, província de Misiones, na Argentina.

O evento é considerado atualmente como uma das maiores festividades familiares do Brasil. Em Dourados a família Mattos é considerada a maior onde começou a chegar a partir de 1898  até 1912. Vindos do sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul, os primeiros Mattos chegaram ao Estado por volta 1898 e se estabeleceram na região de Dourados.

Deputado Renato Câmara presta homenagem aos patriarcas e matriarcas da família, durante o encontro realizado pelos Mattos neste sábado em Bonito

Pelos registros históricos, com a chegada inicial de o menos 30 famílias, os descendentes da família contribuíram decisivamente para a formação e desenvolvimento do vilarejo que posteriormente deu origem ao município de Dourados, que na época pertencia a Ponta Porã. A vinda em massa para a região no começo do século 20 é apontada como o principal fator para os Mattos se tornarem uma das maiores famílias na região da Grande Dourados e do Mato Grosso do Sul.

Para Renato Câmara, a homenagem aos pioneiros da família é uma forma de valorizar o trabalho, a história, as lutas e o papel dos Mattos para o desenvolvimento da região. “Trata-se de um reconhecimento a uma família que contribuiu para o desenvolvimento da nossa cultura regional. A família Mattos trabalhou muito e ajudou a construir o Mato Grosso do Sul. É um orgulho fazer parte de uma das famílias mais tradicionais e carismáticas do Mato Grosso do Sul e participar destes encontros que promovem anualmente a integração familiar”, destacou Renato Câmara.

O deputado se tornou membro da Família Mattos em 2004, quando se casou com a médica Cristiane Iguma Câmara, neta de Antônio Alves Rocha e Joana Mattos Rocha e bisneta de Francisco de Mattos Pereira.