Política
Em Bela Vista, famílias realizam sonho com construção de casas pelo Lote Urbanizado

Em Bela Vista, 102 moradias estão sendo erguidas por meio da parceria do Governo do Estado com a prefeitura em programa inovador em execução em 35 municípios de MS.

Bela Vista (MS) – Beneficiados pelo Lote Urbanizado em Bela Vista revelam estar realizando um sonho ao construir suas casas próprias pelo programa, viabilizado por meio da parceria do Governo do Estado com a prefeitura. No Residencial Serradinho, 102 famílias estão erguendo suas moradias sobre as bases executadas pela gestão estadual.

Fernando Pereira diz realizar seu sonho ao construir casa própria para morar com a família.

“É um sonho se realizando”, conta o agente comunitário Fernando Mauro Pereira, de 27 anos, um dos contemplados, que diz estar construindo a casa própria dentro do prazo estabelecido pelo programa.

As famílias tiveram as bases das moradias – com instalações elétricas e hidráulicas – entregues no mês de fevereiro deste ano. Desde então, têm se organizado inclusive em regime de mutirão para concluir a obra.

A doméstica Ana Maria Marin, de 37 anos, está contando com a ajuda dos dois irmãos. A casa dará a oportunidade dos filhos de 20 e 15 anos estudarem e trabalharem na cidade. “Quis essa casa para meus filhos que moram comigo na chácara terem mais oportunidade”, explica.

Ana Marin conta com a ajuda dos irmãos na construção de sua casa.

O autônomo Mauro Chamorro, de 54 anos, trabalha como voluntário na construção da casa da enteada, que hoje vive com ele e a esposa. “Ela morava de aluguel e agora está em casa com a gente. Eu estou construindo para ela não ter muita despesa. Todo dia ela vem aqui ver como está ficando a casa”, conta.

No local, a expectativa é grande assim como a alegria de saber que após o término não terão prestações a pagar. Pioneiro em MS, o Programa Lote Urbanizado foi premiado nacionalmente neste mês, durante o 65º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2018. Além de Bela Vista, ele está sendo executado em outros 35 municípios do Estado.

Mauro Chamorro trabalha como voluntário na construção da casa da enteada.

A diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez, destaca a importância do projeto. “Para muitas famílias comprar um terreno e construir a casa seria inviável devido ao gasto elevado. Então, com município doando o terreno e o Governo do Estado entregando a base pronta, os beneficiários podem comprar o material e levantar sua casa sem dificuldade, recebendo todo o suporte por parte de profissionais especializados”, comenta.

Apoio ao município

“O Governo do Estado tem sido um grande parceiro do nosso município, que precisava de obras de infraestrutura. Temos vários investimentos por essa parceria, como o Lote Urbanizado”, destaca o prefeito Reinaldo Pity.

Ele pontua ainda outros investimentos importantes para Bela Vista, como a construção de um anel viário para desviar as carretas de calcário que hoje trafegam pelo Centro, além da construção de estações elevatórias de saneamento que vão colocar fim a um problema de esgoto a céu aberto. “Nos últimos vinte anos Bela Vista não teve tantos investimentos como agora”, resume.

No canteiro de obras a expectativa é grande assim como a alegria de saber que após o término não terão prestações a pagar.

Danúbia Burema – Subsecretaria de Comunicação (Subcom) e Rosana Moura – Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab)

Fotos: Edemir Rodrigues