(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Eldorado é a primeira cidade do Brasil a cultivar abóbora Cabotiá Baby

O município de Eldorado, no Conesul do Estado, é o primeiro do Brasil a produzir a abóbora Cabotiá Baby, variedade que, como o nome já sugere, tem tamanho pequeno e pesa menos de 900 gramas.

O produto foi criado pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Vaner Brondani Vendruscolo. Ele explica que conseguiu reduzir o tamanho das abóboras após várias tentativas e que elas foram pensadas, basicamente, para a confecção de pratos individuais.
“Estamos produzindo a abóbora Cabotiá Baby Quality, com até 900 gramas, a Premium Quality, acima de 1 quilo e meio, e estamos trabalhando para lançar a gourmet, que terá peso entre 1 quilo e 1 quilo e meio”, detalhou.
Em condições normais de clima e adubação correta, é possível colher de 5 a 10 toneladas por hectare.
De acordo com Vendruscolo, a ideia a longo prazo é exportar a Cabotiá Baby Quality e as outras variedades produzidas em Eldorado para outros países, sobretudo o Paraguai.
Internamente, ele também trabalha para expandir a produção e a comercialização, para que Mato Grosso do Sul não precise mais buscar esse tipo de cultura em mercados como Goiás e Paraná.
“Por ser produzida em Eldorado, e não ter custo de frete, a Cabotiá chega às gôndolas dos supermercados com um preço bem mais interessante”, detalhou, destacando que o próximo passo é iniciar o plantio na fazenda Santa Joana, que fica na divisa dos municípios de Eldorado e Itaquiraí.
A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que representa Eldorado e região na Assembleia Legislativa, visitou a fazenda Primavera, onde as abóboras estão sendo cultivadas, e destacou a importância da introdução de novas culturas na agricultura do município, já conhecido nacionalmente pelo cultivo da melancia.
“É uma nova cultura, que amplia os horizontes da agricultura local, trazendo cada vez mais emprego e renda para nossa população”, avaliou.
Onde encontrar? 
Fora do município de Eldorado, as abóboras Cabotiá Baby Quality podem ser encontradas no Supermercado Veratti. Em Campo Grande, ele fica na avenida Bom Pastor, bairro Vilas Boas. Em Costa Rica, o endereço é Avenida José Ferreira da Costa, 1570, centro.
Fernanda França
Leia  Policia Militar em Bela Vista prende autoras de tráfico de drogas durante abordagem ́ ́