(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Cópia da Ata de Fundação da Associação Comercial de Dourados na qual é mencionada a participação efetiva do comércio pontaporanense para a criação da entidade.A Associacão Comercial e Empresarial de Dourados acaba de completar 70 anos de existência. Uma rica história de lutas e conquistas beneficiando o setor empresarial do município vizinho, divulgada solenemente através do lançamento de um livro: ACED 70 Anos, escrito por um dos mais respeitados jornalistas de Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Luciano.

A obra contextualiza a criação da entidade no ano de 1945. E sua fundação foi possível graças à participação ativa da Associação Comercial de Ponta Porã, hoje a ACEPP, Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.

Por conta disso, o presidente da ACED, Antônio Nogueira, ao promover uma festa em comemoração dos 70 anos da entidade, fez uma homenagem aos comerciantes pontaporanenses. O presidente da ACEPP, Eduardo Gauna, recebeu um exemplar do livro e também uma placa contendo cópias da primeira ata que constituiu a ACED. “Temos uma gratidão imensa aos comerciantes de Ponta Porã, nossos antepassados, que contribuíram bastante para que pudéssemos criar a nossa entidade. De lá para cá a ACED esteve engajada em praticamente todos os momentos importantes desta cidade, ruins e bons. Ao mesmo tempo em que defendia os interesses de seus associados, jamais perdeu de vista outro compromisso: ajudar a cuidar da cidade para que o setor empresarial também fosse beneficiado com isso. Afinal de contas, Dourados é a nossa casa”, afirmou Nogueira.

O presidente da ACEPP, Eduardo Gauna, disse que se sentiu honrado em representar o comercio pontaporanense na justa homenagem aos pioneiros de Ponta Porã que fortaleceram a luta dos comerciantes douradenses. “O trabalho pela melhoria das condições das atividades comerciais transcende os limites territoriais de um município. O exemplo dos nossos antepassados que ajudaram na criação da Associação Comercial de Dourados, há 70 anos, é um belo exemplo de companheirismo e de que, já naquela época, havia a preocupação com o associativismo. Há sete décadas, os comerciantes de Dourados, entenderam que deveriam seguir o caminho dos pontaporanenses que tinham criado a nossa Associação”, enfatizou Eduardo Gauna.

Leia  Ponta Porã será a segunda cidade a receber Feira Cooperarem comemoração aos 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA

A ACEPP criada um ano antes, 1944, quando Ponta Porã era considerado Território Federal dentro do contexto nacional. A mais antiga Associação Comercial de Mato Grosso do Sul é a de Corumbá, criada no ano de 1910. Na época em que os pontaporanense contribuíram para a criação da Associação Comercial de Dourados, o Território Federal de Ponta Porã era governado pelo Coronel Ramiro Noronha. O primeiro presidente da ACEPP foi Manoel Dias de Pinho tendo como primeiro secretário, Altair Antunes Brandão e membro do Conselho Consultivo, Manoel Capilé Neto. Na data da fundação da ACED, Altair Antunes atuou como secretário ad hoc e o diretor do Serviço de Imprensa do Território Federal de Ponta Porã Wilson Dias de Pinho também prestigiou o evento, tendo o nome citado na Ata de Fundação daquela entidade.

 

Reportagem – Nivalcir Almeida