(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Descaso com o Cemitério Público de Miranda revolta população

O Código Penal Brasileiro inclui entre os crimes contra o respeito aos mortos, a violação de sepulturas, ao destacar em seu artigo 120 a conduta de quem viola ou profana sepultura ou urna funerária.

O total descaso da administração municipal com o cemitério público da cidade de Miranda-MS, está chamando a atenção, já que circula nas redes sociais fotos do descaso mostrando e comprovando a situação precária do lugar em que deveria ser respeitado por todos já que a história de famílias e da cultura da cidade estão sendo violadas com jazigos abertos expondo restos mortais sem qualquer respeito humano.

O abandono do cemitério de Miranda-MS, ressalta a incapacidade de uma administração pública capaz e cidadã que respeite a sociedade e os mortos, e a população já não encontra eco em suas reclamações, a solução encontrada é a denúncia nas redes sócias segundo a internauta e moradora de Miranda Candinha Thyri.

Ossada jogado em cima de tumulo

Nesta época as famílias vão ao cemitério para fazer a manutenção dos túmulos dos familiares e amigos, muitos recebem pintura, flores, troca de placas dentre outros reparos para o Dia dos Finados. Esta semana uma moradora do município de Miranda, cidade localizada a 210 km da Capital, esteve no cemitério municipal e fotografou a situação degradante em que se encontra o local.

“Assim que entrei no cemitério, já pude observar alguns caixões abertos, jogados em cima de túmulos também violados. Restos de ossos, crânios, caixões com corpos no lixo e muito mau cheiro e uma água escorrendo por entre os túmulos o que, na minha opinião de leiga pode contaminar o lençol freático. Fiquei horrorizada e indignada. Registrei tudo com minha câmera de celular. Fiz mais de 20 fotos para que não houvesse dúvidas com relação as denúncias”, explicou Candinha Thiry. As fotos foram parar em sua página pessoal em uma rede social e, logo o assunto ganhou grande repercussão.

Leia  Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal

Nota da prefeitura

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Miranda, a assessoria jurídica do município e a secretaria de Obras, destacaram que existem muitos túmulos antigos no cemitério, e que a manutenção desses túmulos é de responsabilidade dos familiares, mas que isso dificilmente acontece.

Caixão no meio do cemiterio

Com relação a limpeza, a prefeitura informou que: “quando reassumimos a prefeitura não havia zelador no local, o mato tomava conta do cemitério. A prefeitura designou um zelador específico para cuidar da manutenção do local. Quem fizer uma visita in loco poderá observar que a limpeza de modo geral e a manutenção do terreno está sendo devidamente realizado”.

Com relação ao lixo, postado em fotos na rede social se refere ao monte que fica localizado nos fundos do cemitério, diz a nota oficial ainda que o lixo acumulado no interior do cemitério é feito pelos próprios responsáveis pelos túmulos, e ocorre quando os familiares vão reformar ou realizar novos sepultamentos, então juntam os destroços e jogam no local.

Ainda segundo a assessoria, periodicamente a prefeitura recolhe os entulhos. No entanto, o município ainda não possui uma legislação específica que trate da questão do cemitério. Em relação a exposição ou violação de túmulos o município destaca que está verificando juridicamente que tipo de ação deve ser tomada, no sentido de garantir que a legalidade seja cumprida. A prefeitura se colocou à disposição para dirimir qualquer dúvida da população com relação ao assunto.

Reportagem e fotos: Victor Currales/GPN