(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

 

Deputado Elizeu Dionizio culpa Governo federal por morte em conflitos entre indígenas e fazendeiros no MS

O deputado federal Elizeu Dionizio (Solidariedade/MS) culpou na tarde de hoje (01/09), em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o Governo federal pelos conflitos entre indígenas e produtores rurais na semana passada, que resultou na morte de um índio no município sul-mato-grossense de Antônio João.

O parlamentar foi enfático, ao dizer que se posiciona “veementemente contra este Governo que fecha os olhos para o caos que o Brasil está vivendo, não só no campo fiscal, que estamos aqui discutindo maciçamente agora, com esse orçamento negativo que esta Casa recebe, e que é um absurdo. Como já dizia o ex-presidente do próprio Governo, nunca na história deste País tivemos um orçamento negativo, que mostra a ingerência, a falta de administração, a falta de capacidade administrativa deste Governo, e agora alcança o campo”.

Para o deputado federal, ele e toda a bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional estão “de mãos atadas por esse Governo que fechou os olhos para essa discussão. Não estou aqui colocando índio contra produtor rural nem produtor rural contra índio. Acho que cada um tem o seu direito, mas o grande autor, o grande responsável por esse problema é o Governo Federal, que não se posiciona, que não cumpre o seu papel social, que não intervém”, completando que “não vamos colocar só os índios como coitados, porque os índios que estão invadindo as fazendas não são índios de cocar nem de flecha, são índios de touca, são índios ninjas e com arma na mão. Esse índio da nova roupagem precisa ser visto”.

Leia  Coração Valente: com 16% de internos indígenas, presídio de Amambai fortalece cidadania e valores étnicos

Na opinião de Dionizio, essa é uma questão de soberania nacional. “Nós sabemos que a maioria dos índios que está invadindo a fronteira do Mato Grosso do Sul, as fronteiras do Brasil, não é índio brasileiro. São índios paraguaios, que estão atravessando as fronteiras para fazer baderna no nosso Brasil, muitas vezes, patrocinados pelo próprio Governo. Se não patrocinados financeiramente, mas estimulados pela falta de política pública social e pela falta de política no campo”.

Logo após ouvir o pronunciamento de Dionizio, o ex-governador sul-mato-grossense Zeca do PT também se manifestou contra o Governo federal, explicando que os índios foram isolados pelas forças policiais, com o fechamento da estrada de acesso à propriedade rural. “Onde está o direito de ir e vir? Isolaram os índios na mata para poderem fazer o ataque. É uma brutalidade, uma estupidez e a responsabilidade do que está acontecendo no Mato Grosso do Sul é do Governo Federal e do Judiciário, que não mandam demarcar as terras indígenas”.