(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
13047754_1100419313313314_7498797007955997696_o

Deputada Mara Caseiro acompanha Caravana da Saúde em Dourados

Zerar a fila de pessoas que há anos esperam por atendimento na saúde pública é o principal objetivo da Caravana da Saúde, que tem levado esperança para milhares de famílias de Mato Grosso do Sul.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), que é presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa, tem acompanhado de perto as ações dessa área e, neste contexto, faz questão de vivenciar a nova realidade da população sul-mato-grossense que, através da Caravana teve de volta a garantia do acesso aos serviços de saúde de forma rápida e a manutenção dos atendimentos.

Neste sábado (16), ao lado do governador Reinaldo Azambuja e de sua equipe, a parlamentar foi até o município de Dourados prestigiar a 10ª edição do projeto, que até amanhã (17) pretende realizar 14 mil consultas, 6,5 mil exames e 5,5 mil cirurgias.

Mara Caseiro ressalta o olhar assertivo da atual gestão estadual, com a criação do projeto Caravana da Saúde.

“Essa ação foi um grande acerto do governador Reinaldo Azambuja, pelo olhar estratégico. O governo estadual assumiu integralmente o compromisso da reestruturação do sistema de saúde, e o número de atendimentos realizados desde o início da Caravana da Saúde está aí para comprovar isso. Muitas pessoas chegam até nós para relatar a triste realidade daqueles que não tinham outra opção a não ser aguardar até que o poder público pudesse agendar suas consultas ou procedimentos, o que em muitos casos levou mais de uma década. Infelizmente esse foi o retrato da saúde pública do nosso Estado por muitos anos. Mas isso começa a mudar e já estamos colhendo bons frutos e iremos avançar cada vez mais nas estratégias”, afirmou.

Leia  Assembleia Legislativa passa a atuar agora com 17 comissões temáticas

Desta vez, a Caravana da Saúde contemplou os municípios da microrregião de Dourados, formada pelas cidades de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante, Vicentina e Dourados.

Para as cirurgias hospitalares, a Caravana contará com a participação do Hospital Regional de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados, da rede hospitalar de Dourados e também do Hospital Regional de Fátima do Sul. Entre as especialidades para cirurgias gerais estão: ortopedia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e proctologia.

Como parte das ações da Caravana da Saúde está a participação efetiva de mais de 30 instituições parceiras, que estão levando orientações e também oferecendo alguns serviços dentro de suas respectivas áreas.

É importante destacar a atuação das entidades ligadas à saúde bucal, como o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul) e a ABO-MS (Associação Brasileira de Odontologia), que juntas coordenam as ações odontológicas durante a Caravana.

“É importante que cada um de nós tenha a consciência de que a saúde bucal é de extrema importância. Quero registrar a minha felicidade em assistir o comprometimento da categoria da odontologia nesta causa. A ABO e o CRO vestiram a camisa do projeto e estão fazendo a diferença em cada edição”, destacou a deputada estadual. Na ação em Dourados são distribuídos kits, contendo escova e creme dental.

SERVIÇO

A estrutura da Caravana da Saúde está montada no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, localizado na Rua Itamarati, nº 100, bairro Jardim Água Boa.

Texto e Foto: Eliza Moreira