(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Deputada destaca Caravana da Saúde nas Aldeias como maior ação pelo povo indígena

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) destacou a Caravana da Saúde realizada em aldeias como a maior ação de governo voltada aos povos indígenas em Mato Grosso do Sul, em todos os tempos.

Ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ela visitou a estrutura de atendimentos no fim de semana, no município de Amambai. Na terceira edição do programa, estão sendo atendidos moradores de 20 aldeias de dez cidades (Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru).

“Aproximar as populações indígenas de intervenções tão primordiais em saúde é sem dúvidas a maior ação que um governo poderia fazer por essas comunidades. Demonstra respeito por essas pessoas, que nem sempre conseguem deixar as aldeias para buscar atendimento”, comentou a deputada.

A previsão é que sejam realizados pelo menos 2,5 mil consultas e exames. As duas primeiras edições do programa aconteceram nas regiões de Miranda e Aquidauana e atenderam índios Terenas, em sua maioria. Na região Sul-Fronteira de Mato Grosso do Sul, a Caravana atende mais indígenas das etnias Guarani e Kaiowá.

Entre as especialidades oferecidas em consultas estão: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrino, odontologia, psiquiatria, urologia e psicologia.

Os indígenas ainda têm acesso a exames eletrocardiograma, eletroencefalograma, PSA (câncer de próstata), preventivo (papanicolau), mamografia, ultrassonografia, câncer de pele e prevenção ao câncer bucal.

Serviços como reconhecimento de União Estável, Emissão de 1° Via de RG e CPF também estão disponíveis. Há ainda atividades culturais e de entretenimento (atividades esportivas, brinquedos e atividades infantis e pintura em crianças).

Leia  Contribuinte ao declarar IR pode destinar parte do imposto a instituições que atendem crianças e idosos

Mara Caseiro também acompanhou o governador durante a entrega de uma patrulha mecanizada para atender a agricultura familiar no município.