(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

O momento mais aguardado pelos alunos-atletas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul chegou. Em menos de 24h começam as disputas da Copa dos Campeões, à grande final dos Jogos Escolares da Juventude de MS nas modalidades do futsal, basquetebol, handebol e voleibol. 64 equipes estão classificadas para a finalíssima (8 por modalidade, 4 por naipes, masculino e feminino), são 32 equipes de 12 a 14 e mais 32 (15 a 17).

Representantes de 22 municípios entram em confronto a partir desta quarta-feira, no município de Três Lagoas, sede de 2 etapas do evento mais a Copa. São Eles: Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Amambai, Aquidauana, Paranhos, Rio Brilhante, Dourados, Maracaju, Costa Rica, Juti, Caarapó, Nova Andradina, Rio Verde de MT, Água Clara, Bonito, Coxim, Jardim, Pedro Gomes, Chapadão, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Governo do Estado por meio da Fundesporte em parceria com a prefeitura municipal de Três Lagoas via Sejuvel, reunirá as quatro melhores equipes classificadas por modalidade para o confronto regado a pura adrenalina.

Nesta fase, jogam todos contra todos. As equipes que obtiverem maior número de vitórias e pontos, levam para a sua Escola e Município o título de Campeão dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. Os vencedores já garantem o passaporte carimbado  para disputa da Fase Regional dos Jogos Escolares que acontecerá em Cascavel-PR, no mês de setembro.

Os atletas desembarcam em Três Lagoas no período da manhã desta quarta-feira (17) e os confrontos simultâneos iniciam à tarde, em 5 locais.

Mais de 4 mil atletas participaram da edição 2019 dos Jogos Escolares nas modalidades coletivas. O maior evento de Desporto Escolar do Estado, teve início no mês de maio e chega a 2 edição da Copa dos Campeões, realizada pela primeira vez em 2018.

Leia  Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos, seis novos quartéis e duas unidades em construção

Entre as atividades preparadas para a Copa, estão palestras para os técnicos com uma equipe de arbitragem internacional do basquetebol, confraternização entre os atletas no centro de convivência, apresentação de modalidades esportivas e para abrilhantar ainda mais esta edição, haverá também um bate-papo com um convidado ilustre, Marcelo Vido, atual diretor de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo e ex-atleta da seleção brasileira de basquetebol.

Vido foi atleta profissional por 18 anos, sendo integrante da seleção por uma década, fez parte do Clube Atlético de Santo André, participou das Olimpíadas de Moscou (1980) e Los Angeles (1984), campeonatos mundiais em Manila (1978), Cali (1982) e Madri (1986). O ex-atleta também esteve nos Jogos Pan-americanos em 1979 e 1983.

Foi campeão mundial de clubes em 1979 como atleta pelo E.C.Sirio e campeão em 2014 no Rio de Janeiro como Diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes -SP e pós-graduado em gestão empresarial pela FGV, ingressou na carreira acadêmica esportiva em 2000, concluindo a especialização em administração para profissionais do esporte pela FGV-SP e posteriormente o Mestrado em Administração Esportiva pela Universidade de Liverpool no Reino Unido (2002).

Já passou por diversas entidades importantes para o Esporte Brasileiro, como o COB e a Secretaria de Esporte do Estado de Minas Gerais e estará participando da Copa dos Campeões relatando sobre sua vivência no esporte para os atletas e técnicos.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, além de ser uma seletiva Estadual para os Jogos Escolares Nacionais, tem esse papel de promover a integração entre os atletas e proporcionar experiências marcantes na vida do jovem cidadão. Durante o último evento, diversas atividades extra-jogos foram desenvolvidas para os participantes.

Leia  Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS

Temas importantes são abordados, como ações ambientais e sócio-educativas, fraternidade, convivência. Interatividade, entretenimento, solidariedade, palestras, campanhas, passeios turísticos, aulas em diversas modalidades esportivas, momentos culturais e lúdicos, entre outros.

O esporte também ensina a ter responsabilidade e organização, respeito e ética. São pontos importantes, um diferencial na vida do aluno-atleta. O Governo do Estado junto à Fundesporte tem este cuidado com o jovem, devido a isto, as ações são pensadas de maneira que possam atender à todos sem distinção, com qualidade, dignidade e respeito.

“A valorização do atleta e do técnico são primordiais na nossa gestão. Procuramos desenvolver políticas públicas que beneficiem os mais diversos setores da vida em sociedade através do esporte, esses são nossos principais objetivos e construir valores, está é nossa missão. Estamos muito contentes com o decorrer dos jogos, agora é o momento da decisão, esperamos ter grandes representantes do MS. Que venha a grande final e que vençam os melhores. Desejo bons jogos à todos”, declarou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Realização: Governo do Estado via Fundesporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas. Apoio: Sanesul, Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas, Cintercoop.

A programação completa da Copa dos Campeões está disponível no BOLETIM INFORMATIVO. Clique aqui.

Vanessa Ayala – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).