(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Original Title: Aa_FC3_58a.jpg

Controle da epidemia de dengue em MS é tema de Audiência Pública

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediará, na próxima quarta-feira (11/11), a partir das 14h, a Audiência Pública “Estudos e avanços no controle da epidemia de Dengue em Mato Grosso do Sul”, por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente da Casa de Leis e presidente da Comissão de Saúde.

Um dos temas é a criação de uma vacina como forma de prevenção da doença em Mato Grosso do Sul. Para a deputada Mara Caseiro, o objetivo central será a discussão do que será feito para conter a doença, que leva muitas pessoas a óbito em diversos municípios do Estado.

“É uma doença que avança em Mato Grosso do Sul, que nos preocupa muito e que tem causado mortes em nosso Estado. Precisamos saber das medidas que já estão sendo tomadas pelo Estado e pelas prefeituras e discutir o que ainda pode ser feito”, comentou.

Está prevista a participação de diversas autoridades, incluindo as Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Federal de Enfermagem (Corem), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e representantes dos principais hospitais de Campo Grande.

De acordo com Mara Caseiro, também deverão participar dos debates representantes do laboratório Sanofi Pasteur, que está desenvolvendo uma vacina para prevenir a Dengue.

Dados – Os números que revelam o avanço da Dengue em Mato Grosso do Sul são preocupantes. Em 2014, a Secretaria de Estado de Saúde notificou 9.256 casos, com a confirmação de quatro óbitos.  Este ano, de janeiro a 31 de outubro, já foram relacionados 31.512 casos de Dengue, com 13 mortes. “Devido a esses dados preocupantes, decidimos debater seriamente a questão, que é de extrema importância para nossa comunidade”, concluiu Mara Caseiro