(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
aaaa (7) - Cópia

Conselheiros de Saúde de Bela Vista recebem capacitação. Foto. Ademir Mendonça

Com o objetivo de aprimorar a gestão das políticas de saúde do município, a Secretaria de Saúde de Bela Vista promoveu, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e Representante do Governo do Estado, capacitação para os conselheiros municipais. O encontro acontece nesta quinta-feira (12) no Auditório de Pregão da Prefeitura Municipal.

O curso, que contou com a presença dos 24 conselheiros de saúde do município de Bela Vista, teve como palestrantes Marleide Aparecida Fernandes – Escola do Governo e Patrícia Marques Magalhães – Conselheira Estadual de Saúde.

Tendo em vista a necessidade de uma participação cada vez mais ativa deste importante segmento da sociedade, que são os conselheiros municipais de saúde, surgiu a idéia de ofertar esse treinamento acerca do papel que eles exercem no controle social, visando acrescentar conteúdos técnicos ao conhecimento e à experiência de cada conselheiro, colaborando para o melhor desempenho de suas atribuições.

aaaa (3)

Capacitação acontece no Auditório da Prefeitura. Foto. Ademir Mendonça

A última capacitação que os conselheiros de Bela Vista receberam foi no ano de 2007, a falta de vontade política não permitia a capacitação dos conselheiros. “A função do conselheiro de saúde é solidária, cidadã, mas é preciso estar preparado para exercê-la com conhecimento e discernimento. A saúde pública é uma pauta que se renova a todo o momento e esses intercâmbios de informações proporcionados pelas capacitações são importantes”, avaliou Patrícia.

De acordo com Patrícia Dagostin Zanette, a capacitação teve como objetivo preparar as equipes para que os conselhos tenham uma atuação ativa. “A capacitação é para ter um conselho preparado, ativo e ter consciência de um conselho municipal de saúde”, diz Patrícia.

Leia  Assembleia Legislativa passa a atuar agora com 17 comissões temáticas

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do município Patrícia Dagostin Zanette, a ação vai ao encontro das diretrizes propostas pelo prefeito Douglas Gomes. “O encontro teve o objetivo de capacitar e melhorar o atendimento na grande demanda da Saúde”, disse Patrícia.

Ademir Mendonça – fronteiranews