(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Renato Câmara apresenta projeto de lei “Empresa Amiga da Terceira Idade”

Conab anuncia compra de farinha e fécula de mandioca do estado

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) informou que vai comprar farinha e fécula do estado a partir de agosto. O governo federal autorizou a aquisição de até 40 mil toneladas de farinha e fécula de mandioca nos estados em que a cotação de mercado esteja abaixo do preço mínimo, como é o caso do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o deputado Renato Câmara essa é uma resposta positiva para os produtores de mandioca do estado que vem passando por uma grave crise há meses. “Graças a mobilização que fizemos e o apoio dos demais deputados que participaram da audiência pública realizada em maio, conseguimos trazer o debate para a Assembleia e para o governo do estado, chamando a atenção para a crise no setor e solicitando medidas rápidas para solucionarmos essa situação”.

A operação de compra foi aprovada na última quinta-feira (09/06) em reunião do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), composto pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário e da Casa Civil.  O objetivo da compra é garantir aos produtores rurais a rentabilidade do preço mínimo, evitando que comercializem sua produção a preços que inviabilizem a atividade econômica.

A compra será efetivada por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF) e o preço mínimo da farinha de mandioca está estipulado em R$ 0,83/kg e o da fécula de mandioca, em R$ 1,02/kg. Os interessados em fazer a operação de AGF deverão procurar as superintendências da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos estados.

A crise no setor

No final de março deste ano, os produtores de mandioca decidiram parar a colheita e interromper a comercialização da raiz.  O objetivo do movimento foi sensibilizar a indústria, o comércio e a sociedade de maneira geral, para a situação dos produtores da raiz e assim, poderem chegar num preço favorável para produtor e indústria.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

O deputado Renato Câmara participou de várias reuniões com os produtores, secretaria de Fazenda, Conab e outras instituições a fim de encontrarem uma solução para o setor.

Em maio, foi realizada a audiência pública “Aspectos Econômicos na Cadeia Produtiva da Mandioca em MS”, proposta pela Comissão Permanente de Agricultura por sugestão do deputado Renato Câmara, que contou com a participação de representantes de todas as categorias do ciclo de produção e comercialização da mandioca.

O Mato Grosso do Sul é o 3º no país em produção de mandioca. São quase 40 mil hectares e mais de mil produtores familiares.