(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), dá continuidade ao processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025-2026. A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar o desenvolvimento de atletas e técnicos em todo o estado.

Reconhecido como um dos maiores programas estaduais de fomento ao esporte no país, o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico oferece auxílio financeiro a esportistas e profissionais com desempenho destacado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Atualmente, são disponibilizadas 15 categorias de bolsas, com duração de 12 meses.

Nesta edição, o programa registrou recorde de inscrições, com 937 atletas inscritos para o Bolsa Atleta e 81 técnicos para o Bolsa Técnico, totalizando 1.018 candidatos.

Os atletas que tiveram suas inscrições indeferidas no Bolsa Atleta têm até esta sexta-feira (9) para apresentar recurso (clique aqui para acessar). Para aqueles que enfrentarem dificuldades no envio das certidões criminais estaduais e federais, há um manual de orientação disponível para consulta (acesse aqui).

Após a análise dos recursos, os atletas com inscrições deferidas passarão pela etapa de avaliação do rendimento esportivo, que determinará a pontuação final. Já os candidatos ao Bolsa Técnico encontram-se na fase de análise documental.

De acordo com o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, o número expressivo de inscritos demonstra o fortalecimento do programa. “Tivemos recorde de inscrições com 1.018 inscritos, entre atletas e técnicos. Todas as categorias possuíram atletas inscritos. Houve uma ampliação de categorias para este ano, com a inclusão dos surdos e do atleta-guia, o que mostra que foi uma decisão acertada, tendo em vista que todas as categorias tiveram concorrentes

Leia  Jogos Escolares da Juventude de MS 2025 começam na próxima semana em Três Lagoas

“Essa decisão acertada é fruto de audiência pública, de conversa com a comunidade. Então, mostra que esse caminho que a gente tem seguido tem sido eficiente, o de ouvir as pessoas para propor uma política pública de qualidade”, completa Leandro.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico para o desenvolvimento esportivo de Mato Grosso do Sul. “Esses programas são fundamentais para dar suporte a nossos atletas e técnicos, que desempenham um papel essencial na representatividade do nosso estado em competições de alto nível. Ao investir no talento local, estamos incentivando a prática esportiva e criando oportunidades para o crescimento profissional de nossos atletas e técnicos”.

Por sua vez, o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou o impacto positivo do programa no esporte estadual. “É gratificante ver a adesão crescente ao Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, que são instrumentos-chave para fortalecer o esporte em Mato Grosso do Sul. Estamos avançando cada vez mais na valorização dos nossos atletas e técnicos, oferecendo as condições necessárias para que eles possam alcançar seus objetivos e representar nosso estado com excelência em competições nacionais e internacionais”.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de destaque: Luciano Muta/Coollab