Destaques
Com 14 anos de história, “Show Sertanejo”, com Edicarlos Lourenço, é a voz do povo no rádio da fronteira

Com 14 anos de história, “Show Sertanejo”, com Edicarlos Lourenço, é a voz do povo no rádio da fronteira

Nestas quase duas décadas e meia de veiculação, o “Show Sertanejo” se notabilizou pela preocupação do seu comandante em fazer do programa a verdadeira “voz do povo”

Porto Murtinho (MS) – No último dia 9 de janeiro o programa “Show Sertanejo”, comandado pelo radialista e vereador Edicarlos Lourenço, comemorou 14 anos de bons serviços prestados às comunidades de Porto Murtinho, no Brasil, e Carmello Peralta, no Paraguai, onde está instalada a rádio FM Alto Paraguay 99,9, emissora de alta potência que propaga sua programação por todo o departamento do Alto Paraguay e em vasta região da fronteira.

Nestas quase duas décadas e meia de veiculação, o “Show Sertanejo” se notabilizou pela preocupação do seu comandante em fazer do programa a verdadeira “voz do povo”, principalmente dos murtinhenses que, muitas vezes, se viram sem meios e formas de fazer-se ouvir pelas autoridades constituídas do seu município.

Veiculando músicas de boa qualidade e informações do dia, o programa comandado por Edicarlos tem um histórico de, em muitas ocasiões, “comprar brigas” da população o que fez com que ele, enquanto cidadão, radialista, trabalhador e homem público enfrentasse alguns dissabores como processos judiciais, perseguições políticas e até ameaças contra a sua integridade física.

Porém, o radialista e vereador jamais se deixou abater e, mesmo enfrentando dificuldades até de locomoção, pois depende do transporte fluvial para chegar diariamente à emissora de rádio, esteve sempre atento às demandas da sociedade e pronto para tornar públicas as mazelas que afligem a sociedade.

Ao longo desses 14 anos foram várias as campanhas sociais encabeçadas pelo programa e avalizadas pela direção da emissora, além de muitas promoções realizadas em parceria com o comércio e as lideranças políticas e empresariais de Porto Murtinho. “É um trabalho árduo, pois, temos de acordar de madrugada para pegar o barco e atravessar o rio e depois percorrer mais alguns quilômetros até chegar ao estúdio da FM Alto Paraguay 99,9. Mas, não me arrependo de nada do que fiz e se tivesse de começar tudo de novo, não pensaria duas vezes” diz o radialista que cumpre o terceiro mandato como vereador em Porto Murtinho.

PARCEIROS – Nos embates que travou no decorrer dos 14 anos em que está no ar pela 99,9, Edicarlos sempre contou com alguns parceiros de primeira hora, como o caso do também radialista Toninho Ruiz, um dos seus escudeiros no município de Porto Murtinho.

Outro profissional da área radiofônica que participa sempre da programação trazendo informações para a população de Murtinho, dos municípios vizinhos e do Paraguai, é o radialista coxinense Sidney Assis, que criou o jargão mais famoso do programa “Show Sertanejo”: “Porto Murtinho precisa saber…” .

Outro profissional da comunicação que também participa ativamente do programa já há mais de 10 anos é o jornalista Jota Menon, sempre pronto a prestar algum tipo de informação aos ouvintes, seja pelo rádio, seja pelo telefone. Ele entra no ar com o seu jargão “céu de brigadeiro” ora de Campo Grande, ora de Maracaju e, de qaudno em quando, de algum outro ponto de Mato Grosso do Sul.

Ademir Mendonça, da cidade de Bela Vista, assim como Murtinho, município que faz fronteira com o Paraguai, através do Rio Apa, é outro parceiro de todo instante da 99,9 e do comunicador Edicarlos Lourenço.

Na cidade de Ponta Porã, Capital da Fronteira do Brasil com o Paraguai, a contribuição com informações precisas fica por conta do radialista Léo Veras, outro grande-irmão do radialista Edicarlos, companheiro de muitos anos de jornada.

“Sidney Assis, o Ademir Mendonça, o Léo Veras e o Jota Menon são parceiros que sempre somaram para o alto padrão de qualidade do nosso programa “Show Sertanejo” e que aprenderam a amar Porto Murtinho como se murtinhenses fossem” afirma Edicarlos para destacar, em seguida, a participação de Toninho Ruiz “nosso grande parceiro que fornece, quase sempre em primeira mão, as informações cobre os acontecimentos de Murtinho e região”.

POLÍTICA – Edicarlos de Oliveira Lourenço estreou na Rádio FM Alto Paraguay 99,9 no dia 9 de janeiro de 2004.

Corajoso, irreverente e sempre pronto a defender os interesses das classes sociais mais humildes de Porto Murtinho, ele se tornou um dos profissionais de comunicação mais respeitado, admirado e conhecido de Porto Murtinho e de toda a fronteira de Mato Grosso do Sul.

Menos de quatro anos depois de estrear no rádio foi convidado pela direção do Partido da República (PR) para disputar uma cadeira à Câmara Municipal de Porto Murtinho. Foi o mais votado do partido e estreou no plenário do Legislativo Municipal Murtinhense em 1º de janeiro de 2009.

Em seguida, já na eleição de 2012, ainda pelo PR, reelegeu-se vereador, novamente como o mais votado da legenda. Para a eleição de 2016, migrou para o PSDB para ter certeza de que estaria ao lado do então candidato e atual prefeito, Derlei Delevatti. Foi reeleito e cumpre o terceiro mandato de vereador, sendo o atual 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal.